quinta-feira, 11 de abril de 2019

Importância do Médico Veterinário no controle do complexo teníase - cisticercose


Resultado de imagem para carne com cisticercose

Recentemente, o Ministério Público determinou a Prefeitura de Jequié, que fiscalize a criação de porcos na cidade. Nada mais justo, afinal, conforme a lei estadual n° 3.985/81, é terminantemente proibida a existência de criatórios de suínos (porcos), sem nenhuma fiscalização dos órgãos sanitários. Trata-se do “complexo teníase – cisticercose”. Esse complexo engloba duas doenças completamente diferentes, com sintomas, ciclo de vida e tratamentos distintos, apesar de serem causadas pela mesma espécie de parasita. A teníase-cisticercose é considerada uma zoonose (doenças infecciosas dos animais que podem ser transmitidas para o homem e vice-versa) importante que precisa de mais atenção dos órgãos públicos de saúde.
Com se transmite a Teníase?
A TENÍASE, conhecida popularmente como solitária, é uma verminose causada pelos parasitos Taenia solium (suíno/porco) ou pela Taenia saginata (bovino). O homem adquire a teníase quando ele ingere carne crua ou mal cozida de suíno ou bovino com cisticercos (larvas das tênias), popularmente conhecidos como “pipocas”, “canjicas”, e estes evoluem para a forma adulta (tênias) no intestino delgado, causando dores abdominais, náuseas, vômitos. Em seguida, os vermes adultos (tênias) se reproduzem, e eliminam ovos, que saem com as fezes durante a defecação, e podem contaminar solo, águas e alimentos. O homem é a principal fonte de infecção deste parasita, sendo responsável pela transmissão aos animais e a si próprio. É importante salientar que o município de Jequié dispõe de um Frigorífico para abate de bovinos, com Inspeção Estadual, o que nos tranquiliza quanto a presença de cisticercos da Taenia saginata.
Como se transmite a Cisticercose ?
A CISTICERCOSE é uma doença causada somente pelas larvas (cisticercos) da Taenia solium, após o homem consumir acidentalmente verduras e legumes mal lavados, contaminados com ovos de tênia (porco), ou ainda, por auto-infecção, por falta de higienização, já que os ovos podem ser encontrados, por exemplo, nas mãos
do próprio indivíduo. Dessa forma, os ovos liberam o embrião dentro dos intestinos (estágio inicial do cisticerco), caem na corrente sanguínea, depois espalham-se pelo corpo, e migram para diferentes órgãos e sistemas como músculos, coração, globo ocular, cérebro, onde se dá o desenvolvimento da forma larval (o cisticerco). Se o ovo atingir o cérebro, um cisticerco (larva da Taenia solium) irá se desenvolver, e vai causar a “Neurocisticercose”, que é a forma mais grave da infecção, pois causa crises convulsivas, dores de cabeça, vômitos, etc.), dentre outros sintomas, afetando a qualidade de vida do indivíduo.
A cisticercose tem sido considerada uma das mais importantes zoonoses conhecidas, não apenas pelos agravos à saúde animal e consequentes implicações econômicas, mas também pela gravidade da doença na população humana. A inspeção médica veterinária post mortem é fundamental no controle da doença, porém abates clandestinos de bovinos e suínos facilitam a disseminação desta zoonose.
Como se prevenir?
· Não ingerir carne crua ou mal cozida, ou ainda, proveniente de abate clandestino, sem inspeção oficial; consumir apenas água tratada, fervida ou de fonte segura;
· lavar bem as mãos, principalmente após usar o banheiro e antes das refeições; lavar bem os alimentos como verduras, frutas e hortaliças com água limpa;
· Construir sanitários com fossas sépticas, e realizar palestras educativas junto a população.
Outras observações sobre a teníase/cisticercose
· O suíno não causa CISTICERCOSE no homem. O homem é que causa cisticercose no suíno;
· Um homem com teníase é uma importante fonte de transmissão de cisticercose e de teníase;
· Os suínos e bovinos não possuem a tênia ou “solitária” (verme adulto); apenas o homem possui a fase adulta.
O conceito errôneo de que a CISTICERCOSE HUMANA é transmitida ao homem pelo consumo de carnes contaminadas (de suíno ou bovino), deve-se a falta de conhecimento, e de esclarecimento, sobre o ciclo de vida deste parasita. Ela só ocorre se houver ingestão acidental de ovos de Tênia do porco liberados nas fezes humanas. Os ovos da Taenia saginata não conseguem se transformar em cisticerco nos humanos, apenas nos bovinos.

Oscar Vitorino M. Mendes
Méd. Vet. e Prof. Aposentado da UESB
CRMVBA/103


Nenhum comentário:

Postar um comentário