segunda-feira, 26 de novembro de 2018

IPIAÚ: JORNALISTA JOSÉ AMÉRICO CASTRO FOI ELEITO PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA



Em Assembleia Geral realizada na tarde de sábado, 24 de novembro, no Salão do Plenário da Câmara de Vereadores, foi eleita a primeira composição do Conselho Municipal de Política Cultural de Ipiaú.
O órgão terá 16 membros titulares com igual número de suplentes, sendo oito membros representando o poder público e oito representando a sociedade civil.
A assembleia foi conduzida pelo secretário de Educação e Cultura do Município, Alan Vitorino e pelo Diretor de Cultura, Marcelo Batista.
Democraticamente, os artistas e demais membros da sociedade civil elegeram seus representantes. Em seguida os conselheiros elegeram em votação secreta o presidente e o secretário do órgão colegiado paritário.
O jornalista José Américo da Matta Castro, foi eleito Presidente com nove votos, contra quatro do advogado Manoel de Jesus e dois do jornalista Vicente Andrade.
No posto de secretário, o servidor municipal Matheus saiu vitorioso com 10 votos, contra cinco do musico Marcio Barreto.
Os conselheiros eleitos para a representação da sociedade civil são: Tadeu Ribeiro – produtores culturais; Antonio Lins Uzêda – artesanato; Marcel Hollenwerger – artes visuais; Vicente Andrade – audiovisual; Marcio Barreto – musica; Carlos Henrique dos Santos – teatro e dança; Manoel de Jesus – cultura afro-brasileira e Ana Valeria Fink – literatura.
O Conselho Municipal de Cultura é uma das instituições obrigatórias para a composição do Sistema Municipal de Cultura, que por sua vez pode integrar o Sistema Nacional de Cultura, que é um regime de colaboração e participação entre os três entes federativos nacionais, bem como a sociedade civil, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano, social e econômico. É através do SNC implantado nas outras esferas Estadual e Municipal que é possível realizar ações e transferir recursos de fundo a fundo para fomentar a cultura em cada município.
O mandato dos conselheiros eleitos, bem como a mesa diretora, terá vigência de dois anos.
José Américo da Matta Castro, jornalista e escritor é um legítimo representante dos movimentos culturais da região, um dos criadores e incentivadores do pioneiro Coletivo Cultural, que, juntamente com o parte do grupo ora eleito, foram responsáveis pelas iniciativas das atividades culturais dos últimos anos em Ipiaú. Deste espaço, enviamos efusivos cumprimentos à gestão pública de Ipiaú e especiais votos de sucesso ao presidente eleito. (Revista Bahia em Foco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário