quinta-feira, 20 de setembro de 2018

AUDIÊNCIA PÚBLICA PROMOVIDA PELA CÂMARA DISCUTE ESTRATÉGIAS PARA O RETORNO DOS TERMINAIS ‘BANCO24HORAS’


A Câmara Municipal de Jequié promoveu uma Audiência Pública, na quarta-feira (19set18), com a participação maciça de representantes da sociedade civil organizada, órgãos públicos, instituições financeiras e população em geral, sobre os impactos negativos provocados pela retirada das máquinas ‘Banco24Horas’, e em busca de alternativa prática para o pronto restabelecimento dos serviços, comprovadamente aprovados pelos seus usuários. “A reunião foi bastante representativa e muito produtiva. Ficou evidenciado, a partir dos depoimentos, de que a retirada dos caixas eletrônicos provocou enormes prejuízos à população e decidimos que buscaremos o retorno dessas máquinas”, disse o vereador José Augusto Aguiar – Gutinha, autor da proposta da Audiência Pública, que foi muito elogiado pelos seus participantes.
O vereador afirma que um documento, assinado pelos participantes da reunião e outras entidades interessadas, será enviado para a TecBan, empresa responsável pela gestão dessa rede de autoatendimento, cobrando um posicionamento concreto sobre a situação, a fim de impedir os impactos negativos causados pela suspensão dos serviços por parte da citada empresa. A centralização desse tipo de serviço nas agências bancárias tem criado muitas dificuldades. Além de prejudicar as pessoas que residem nos bairros mais distantes do centro comercial, conforme colocou o presidente da Associação da Pessoa com Deficiência Física de Jequié (ADEFIJ), Marcelo Ferreira, o problema também tem acarretado o aumento do fluxo das Salas de Autoatendimento dos Bancos, inclusive provocando aumento considerável de saques, ocasionando a falta de numerário, especialmente em fins de semana, fato confirmado pelo gerente regional da Caixa Econômica Federal, Alberto Catarino de Marcos Neto, o que foi corroborado por gerentes de outras agências locais.
Além dos vereadores, também opinaram pela elaboração do documento os representantes do Conselho Comunitário de Jequié (CCJ), composto pela CDL, Associação Comercial, entre outras entidades; do Sindicato dos Bancários de Jequié e Região, entre outros. “Estamos diante de um problema que sabemos que tem solução. Nós apoiamos a proposta de buscar o entendimento junto a empresa”, disse o presidente do CCJ, Sérgio Costa.
ACIONAR O MP 
Os vereadores que participaram da Audiência Pública disseram que, caso a empresa não retorne com as máquinas dos Terminais ‘Banco24Horas’, a Câmara Municipal deve buscar a intermediação do Ministério Público. Participaram da reunião representantes da Câmara Municipal, Conselho Comunitário, CDL, ACIJ, Crea, Sindicato dos Bancários, Adefij, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, Banco do Nordeste, 19º Batalhão da Polícia Militar, Rotary Club Jequié Norte, Rotary Club Cidade Sol. Em 2017, os Terminais Eletrônicos de Atendimento 24 Horas foram retirados da cidade de Jequié, pegando a todos de surpresa e deixa a cidade desassistida desse importante serviço. Desde então, vem sendo cobradas explicações e somente agora, foi falado que a retirada das máquinas se deu em razão de problemas operacionais. Porém, em muitas outras cidades baianas, os serviços estão mantidos. (Jequié e Região)

Nenhum comentário:

Postar um comentário