Três destacados municípios da região de Jequié fizeram nesta semana aniversário de emancipação política e todos foram brindados pelo deputado Euclides Fernandes (PDT) com Moção de Congratulações. O município de Itamari fez 45 anos no último dia 18 e Wenceslau Guimarães fez os mesmos 45 anos no dia 19 e Itaquara comemorou seus 91 anos também no dia 19.
O município de Itamari é um pequeno município encravado no meio da região cacaueira, mais precisamente entre os municípios de Gandu, Apuarema, Venceslau Guimarães e Nova Ibiá. Seguindo o histórico de vários municípios baianos e nordestinos, a origem de Itamari não é muito diferente.
No final do século XIX a família Freire adquiriu imensa área onde futuramente foi implantado o município. O chefe da família era João Freire de Carvalho que com a esposa Maria Rosa de Jesus teve nove filhos, que constituíram os primeiros núcleos de imigrantes na Fazenda Tabocas, assim denominada em razão do rio Tabocas, que atravessava a propriedade. Após 1920, com os filhos casados e cultivando as áreas que lhes foram destinadas, o sr. João Freire decidiu intensificar a cultura do cacau e buscou a contratação de trabalhadores nas localidades circunvizinhas. Segundo registros históricos esta contingência, era formada quase na sua totalidade, por negros e mulatos, destituídos de laços sólidos de família, muitos, nem mesmo sabiam escrever seus próprios nomes, e encontraram ali, a feliz possibilidade, de poder reconstruir as suas vidas. Hoje, a esperança dos seus habitantes está depositada na figura do prefeito Valter Andrade da Silva Júnior para que o município prospere e seus habitantes tenham orgulho de sua cidade.
Já o município de Wenceslau Guimarães tem sua história iniciada no final do século XIX quando integrantes de uma família denominada Carvalho que buscavam terras férteis para desenvolver atividades agrícolas descobriram a área e lá se instalaram. Foram seguidos por outras famílias que construíram casas e deram início ao povoado que recebeu o nome de Lage do Rio das Almas. Esses desbravadores não estavam errado, a terra é realmente fértil. Tanto que o município é hoje o maior produtor nacional de graviola e banana-da-terra.
Hoje, o prefeito Kaká, eleito com cerca de 60% dos votos vem buscando ampliar o desenvolvimento socioeconômico do município apresentando proposições para ampliação da receita e incentivando os produtores a ampliar suas plantações de graviola e banana-da-terra para que o município mantenha sua colocação de maior produtor nacional dessa duas iguarias muito apreciadas pelo consumidor brasileiro. O prefeito tem certeza que alcançará seus objetivos visto que a população tem demonstrado ser aguerrida e motivada para o trabalho. Além do grande número de propriedades rurais com alto índice de produtividade, o município possui um comércio bastante variado, compatível com as necessidades da população.
O município de Itaquara que está hoje entre os dez maiores produtores de maracujá do País, tem a sua história iniciada no século XIX quando D. João VI concedeu uma sesmaria na região ao bandeirante Manoel Souza Santos. Formou-se um povoado chamado Caldeirão, baseado no comércio de gado. Em 1918, passou a condição de distrito com a denominação de Caldeirão, pertencente ao município de Areia. Em 1924, o distrito passou a fazer parte do município de Santa Inês. O município foi criado com território desmembrado do município de Santa Inês, por força da lei estadual de 19 de julho de 1926, com a denominação de Itaquara.
Itaquara está situado a cerca de 10 km de Jaguaquara, tendo ainda fronteira com Cravolândia e Santa Inês. Hoje, o município se destaca entre os outros 415 que integram o Estado da Bahia, além de ser grande produtor nacional de maracujá possui 15 indústrias, ocupando o 126º lugar na posição geral do Estado da Bahia, e 84 estabelecimentos comerciais, ocupando a 241ª posição dentre os municípios baianos. Seu parque hoteleiro registra 20 leitos. O seu registro de consumo elétrico residencial é de 87,67 quilowatts por habitante, o 172º posto no ranking dos municípios baianos. Ainda neste ano o município tem mais um atrativo por possuir o prefeito mais jovem do Brasil. Com apenas 23 anos, o jovem Marco Aurélio Wanderley Cruz Costa foi eleito em disputado pleito quando venceu com apenas 37 votos de diferença. (Gab. Dep. Euclides Fernandes Assessoria de Comunicação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário