quinta-feira, 27 de abril de 2017

Câmara fria de carnes do CEAVIG coloca em risco saúde da população de Jequié

Câmara fria de carnes  do CEAVIG coloca em risco saúde da população de Jequié

Por determinação do Ministério Público Estadual, através da 5ª Promotoria Pública de Jequié, o Dr. Maurício Foltz Cavalcanti, da vara de Defesa do Consumidor, encaminhou ofício solicitando à Vigilância Sanitária de Jequié que realizasse fiscalização no Centro de Abastecimento Vicente Grilo, especificadamente na câmara fria que comporta a carne bovina que abastece os açougues do local.

Agentes da Vigilância Sanitária estiveram no Centro de Abastecimento e constataram que não estavam sendo cumpridas as determinações exigidas pela portaria 304/96. Durante a inspeção ficou confirmado que a câmara fria do CEAVIG não apresenta condições para armazenagem de carne bovina, com deficiência no equipamento de refrigeração, estrutura física comprometida, sem normas de higiene e segurança alimentar, podendo oferecer riscos à saúde pública, dentre outros descumprimentos regulamentados na portaria 304 do Ministério da Agricultura.

Em razão do que foi encontrado, a Vigilância Sanitária interditou a câmara fria do CEAVIG que deverá permanecer fechada até que sejam realizadas as adequações exigidas pela lei. Os veículos que transportam carnes bovinas para o CEAVIG deverão obedecer a portaria, no item refrigeração adequada e manuseio correto do produto. A outra intervenção da Vigilância Sanitária aconteceu com a manipulação de frutas e verduras comercializadas no centro da cidade, por ambulantes. Esse tipo de comercialização ao ar livre, está em desacordo com a portaria RDC 216/2004 e decreto estadual 29414/1983, art. 133 que estabelece que os alimentos expostos à venda devam estar convenientemente protegidos contra a poeira, insetos e animais. Durante a ação de fiscalização, os produtos encontrados expostos dessa maneira, oferecendo riscos de contaminação, foram apreendidos e serão inutilizados para consumo, não permitindo o acesso deles a essa venda irregular, inadequada e anti-higiênica (FONTE: PMJ)


Nenhum comentário:

Postar um comentário