segunda-feira, 6 de março de 2017

Em parceria com a Prefeitura de Jequié tem início curso gastronômico no Restaurante Popular

A imagem pode conter: tabela e comida


As sobras de alimentos da Casa Grande acabaram sendo "gourmetizadas" nas senzalas. Pratos como o xinxim, sarapatel, moqueca de ovo e outros foram incorporados à cozinha baiana e deixam muita gente de água na boca. Ensinar o preparo desses alimentos é a missão de Roberto Santana que dará início ao curso gastronômico internacional Onjé Darugbô (comida ancestral) Cozinha Itinerante, em Jequié. 
O curso começa nesta terça-feira em Jequié e vai até o dia 09, a partir das 08h30min da manhã, na cozinha de cursos do Restaurante Popular. O curso foi um dos projetos selecionados nos Editais Setoriais 2016, do Fundo de Cultura da Bahia (Secretarias da Cultura e da Fazenda) e nele Roberto Santana ensina o preparo de 12 pratos, incluindo roupa velha, mugunzá, efó, farofa d’água, rabada, feijoada, galinha de molho pardo, quiabada e carne seca com pirão de leite. "Os escravos aproveitaram os alimentos que sobravam das refeições da Casa Grande e incrementaram com temperos, resultando nos pratos hoje considerados tradicionais da cozinha baiana e que atraem um sem-número de visitantes", comenta Roberto. 
As inscrições para o curso são presenciais e GRATUITAS, seguindo os critérios da ordem de chegada. O público-alvo: povos tradicionais (Terreiro de Candomblé, quilombola, periferias e/ou zona rural do município), merendeiras de escolas públicas, empreendedores da gastronomia alternativa e/ou interessadas/os em fomentar ou enveredar neste segmento cultural (gastronomia ancestral baiana).
Em Jequié, o Projeto ONJÉ DARUGBÔ, COZINHA ITINERANTE será realizado por meio de uma parceria com a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Social, pela entidade ACFBA - ASSOCIAÇÃO CIVIL FILHOS DE BARBARA (com sede em Salvador-BA), tendo o patrocínio financeiro da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SECULT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário