sábado, 17 de setembro de 2016

Pneus sem serventia são recolhidos para combater focos de mosquitos

Pneus velhos (1)

Reduzir possíveis focos do mosquito Aedes aegypti nos pneus que, quando expostos, podem acumular água parada e favorecer a proliferação do vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya. Esse foi o objetivo principal das Ações de Mobilização Nacional – Entulho Zero, que acontecem, simultaneamente, nos estados, e seguem até sábado (17). Na manhã desta quinta-feira (15), cerca de 1,3 mil pneus estocados no Almoxarifado Central do Estado da Bahia, no bairro da Mata Escura, em Salvador, foram recolhidos e encaminhados pela Reciclanip para empresas de trituração.
Na Bahia, a ação foi promovida pela Sala Estadual de Coordenação e Controle (SECC) e teve a participação da Secretaria de Administração (Saeb). De acordo com a técnica da Saeb, Berila Conceição, cada secretaria de Governo tem o dever de depositar os pneus inservíveis no galpão. “É preciso fazermos essa destinação adequada para esses pneus, a fim de evitar a transmissão de doenças à população”, disse.
O Governo do Estado já faz esse tipo de coleta responsável desde 2010. Para a sanitarista da Secretaria da Saúde (Sesab), Marta Lima, esse tipo de movimento reforça a necessidade de um ação conjunta das secretarias estaduais no combate ao Aedes aegypti. “Para que se tenha sucesso nessa empreitada é preciso que todos caminhem juntos: administração, saúde, meio ambiente e haja sensibilização geral”,destacou. Na Bahia, além da capital, houve coleta em Brumado, Jequié e Guanambi. Mais informações no site da Saeb.(Fonte: Ascom/Saeb)

Nenhum comentário:

Postar um comentário