Jussara Almeida e Dr. Salvador da Matta, 1967
Jussara Almeida e Dr. Salvador da Matta, 1967

Educadora, ipiauense e, antes de tudo estudante, Jussara Midlej foi das mais empolgadas alunas do Dr. Salvador da Matta, até o final dos anos sessenta, na Escola Normal de Rio Novo, hoje Campus da UNEB. Ali, junto com Pingo, Lambança, Norma, Genilda, Lena Eça, Maria Liége, Noélia Linhares, Vera Pestana, Leninha Matta e tantos outros colegas de jornada, atravessaram a década de 1960 envolvidas com a vasta cultura do Doutor,  a enorme sensibilidade e modernidade intelectual de Tatai e o rigor amorável do Capitão Milton, dentre outros mestres inesquecíveis. Foi assim que a turma toda tomou gosto pela Educação!
Mas, foi com Regina Matta, amiga e parceira no mundo da literatura e arte que Jussara Almeida, hoje Midlej descobriu que tinha “muita vida lá fora”. Já como professora improvisada nas intrincadas análises da sociedade através da sociologia, deixou definitivamente o “palácio cultural da Rua do Sapo” para seguir a vida. Casada, transferiu-se para Brasília, teve quatro filhos, deu aulas regulares em grupos escolares públicos, exerceu a coordenação pedagógica em grandes escolas, umas mais austeras e conservadoras, outras nem tanto, fez teatro, produziu textos publicitários, criou os filhos…
Quando a última filha ingressou na escola, resolveu voltar aos estudos sistemáticos: retomou o ritmo, teve acesso à universidade, cursou Letras e depois Pedagogia, fez duas especializações, Mestrado, Doutorado e pós-Doutorado em Educação…
Ainda educadora, quiçá estudante, ela não perdeu o foco da sua terra, Ipiaú, nem se desvinculou da amizade, do convívio, nem dos ensinamentos daquele doutor-professor, justamente o que exerceu a maior influência intelectual em sua vida e que, agora, dá o seu nome a essa enorme honraria concedida pela Câmara Municipal de Ipiaú, numa gentileza-reconhecimento do vereador Orlando dos Santos Ribeiro. Uma comenda que, tenho certeza, encheria de orgulho não apenas as suas colegas da área, mas a todo ipiauense.
A solenidade acontecerá no salão nobre da Câmara Municipal de Ipiaú, nesta quinta-feira, 22 de setembro. (Revista Bahia em Foco)