sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Comunidade escolar se reúne para ativar programa Escolas Culturais

Informativo da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult)
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA)
15 de setembro de 2016

No dia 13 de setembro, o Espaço Xisto Bahia, em Salvador, virou um ambiente de potente articulação de comunidades escolares da Bahia. Mais de 70 pessoas, entre gestores, professores e estudantes, fizeram a primeira reunião em rede do Escolas Culturais, novo programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), em parceria com a Secretaria da Educação (SEC) e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Este encontro foi voltado a escolas de municípios pertencentes ao Território Metropolitano de Salvador, que integram o Núcleo Regional de Educação (NRE) de número 26, tendo representações de cidades como São Sebastião do Passé, Mata de São João, Camaçari, dentre outras.

Sandro Magalhães, superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), foi quem pessoalmente fez a apresentação do programa, esclareceu dúvidas, ouviu críticas e sugestões. “Esta é uma atuação prioritária da SecultBA: a efetivação da tranversalidade entre políticas públicas de cultura e de educação”, resume Sandro. “Através da potencialização das escolas como ambiente de produção e difusão de arte e cultura, será possível democratizar com mais eficiência o acesso à cultura nos territórios baianos, intervir positivamente nas rotinas sociais e qualificar a formação de cidadãos atuantes e conscientes”, completa.

Semana Cultural Acessível chega à sua segunda edição em formato expandido
Setembro é o mês da acessibilidade, pois é quando se comemoram os dias nacionais do Teatro Acessível (19/9), de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9) e dos Surdos (26/9). Para celebrar as datas e refletir a atuação das políticas públicas diante das questões de democratização do acesso a pessoas com deficiência, o Governo da Bahia, por meio da SecultBA e da SJDHDS, juntamente com o grupo Perspectivas em Movimento, promove a segunda edição da Semana Cultural Acessível, entre os dias 19 e 25 de setembro. Neste ano, o evento ocupa seu lugar original – Espaço Xisto Bahia, em Salvador – e se expande para outros espaços culturais e bibliotecas públicas da Bahia, chegando também a Lauro de Freitas, Santo Amaro e Mutuípe.

Cultura LGBT é tema da 2ª edição do Cidadania Cultural em Debate
Com objetivo de reconhecer a amplitude do conceito de cidadania cultural e pautar temas que impactam nos direitos culturais de minorias sociais, o ciclo de debates “Cidadania Cultural em Debate” tem a sua 2ª edição neste mês de setembro, reconhecido como o Mês da Diversidade. No dia 28 (quarta-feira), das 18h30 às 20h30, o mote de reflexão será “Cultura LGBT fora do armário: identidades e representações”, num encontro no auditório do PAF 5 da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A iniciativa marca uma nova proposição da SecultBA no sentido de incorporar em suas políticas perspectivas mais profundas das diversidades culturais.

Territórios de identidade da Bahia avançam na elaboração dos PTDSS
A elaboração de novos Planos Territoriais de Desenvolvimento Sustentável e Solidário (PTDSS) está em processo nos 27 territórios de identidade da Bahia. Este trabalho resulta da necessidade de atualização a partir das deliberações da II Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS), realizada em 2013. A definição da metodologia de construção dos PTDSS foi uma pactuação entre governos e os Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET). As comunidades regionais estão tendo a consultoria necessária, inclusive da SecultBA, no que se refere ao eixo da cultura e à garantia de um processo participativo e democrático de formulação de propostas territoriais. Diversos encontros em todo o estado vêm sendo realizados para esta tarefa.

Teatro Dona Canô celebrou aniversário de 15 anos
O principal espaço cultural do território do Recôncavo Baiano debutou no dia 14 de setembro. O aniversário de 15 anos do Teatro Dona Canô, em Santo Amaro, teve uma programação pensada para a valorização da produção cultural local, com muita música e performances de dança. O secretário estadual de Cultura Jorge Portugal esteve presente.

Casa de Cultura de Mutuípe realiza 12 horas de atividades sem parar
Dança, música, teatro, capoeira, literatura, artesanato, oficinas e atividades de educação e cidadania compõem o projeto “12 horas de cultura”, em 12 horas seguidas de programação gratuita da Casa de Cultura de Mutuípe, no dia 16 de setembro, das 9h às 21h. O evento é realizado em parceria com escolas, artistas, agentes e grupos locais.

Sextas Instrumentais apresenta Quadro Solar no Cine Teatro Lauro de Freitas
No dia 16 de setembro, às 15h, o Cine Teatro Lauro de Freitas recebe mais uma sessão do projeto Sextas Instrumentais, uma realização da SecultBA por meio de parceria entre a Sudecult e a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Desta vez, é a camerata Quadro Solar que se apresenta, gratuitamente, com o objetivo de democratizar o acesso à música erudita. O projeto tem caráter artístico-pedagógico e se caracteriza pela execução de um repertório que mescla as músicas erudita e popular. Nesta temporada 2016, a programação é acolhida pelos espaços culturais Cine Teatro Lauro de Freitas, Espaço Xisto Bahia, Centro Cultural de Plataforma, Espaço Cultural Alagados e Casa da Música.

Casa da Música prossegue na festa de seus 23 anos
Espaço que preserva a memória da música da Bahia, que forma, produz e promove a cultura musical às margens da Lagoa do Abaeté, a Casa da Música celebra seus 23 anos. Inaugurado como o Museu da Imagem e do Som do Abaeté, em 3 de setembro de 1993, o local disponibiliza um acervo de 700 peças sobre a música baiana e promove atividades culturais diversas. Durante todo o mês de setembro, uma programação inteiramente gratuita festeja a data e busca promover a ocupação da área de um dos principais cartões postais de Salvador. Cinema, música, artes visuais, poesia, oficinas e bate-papos estarão disponíveis à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário