O radialista Cacá Santana da 95 FM (Cidade Sol FM), fez um feito pouco comum entre os profissionais do Rádio percorrendo cerca de 60 KM ou seja, 10 léguas entre Jequié e Jaguaquara, testando seus próprios limites e tonificando o corpo. “Uma experiência única. Entre trilhas iniciada no bairro do Amaralina, entrando em carreiros e chegando a lugarejos como as Queimadas, Poço Dantas, Salinas, Alto da Serra um lugar lindo no trajeto! no meio da mata, da mata-cipó, tomamos chuva e sol. O desmatamento é visível para dá lugar as plantações de maracujina e pasto para o gado dentre outras plantações. Grandes fazendas, até animais selvagens encontramos, um porco do mato cruzou o nosso caminho, foi um susto”, contou.
No trajeto até a bairro da Casca em Jaguaquara o trio teve encontro com vários moradores que relataram a presença de uma onça parda que tem causado alguns prejuízos por essa região, matando algumas criações domésticas. Eles contam que esta onça parda tem atacado várias criações, mais que até o momento não teve contato com o homem. “Acredito que eles não saibam que foi o homem quem invadiu o habitat da onça tirando-lhe inclusive seu meio de subsistência”, disse.
O radialista foi acompanhado dos amigos Gil (Jhon Rambo) e Eliomar (Gaso Águia). Saíram na sexta-feira (29/07) às 17hs caminharam até às 21hs quando pararam para montar acampamento. No meio do mato eles ouviram o silêncio da noite e o brilho das estrelas, descansaram até às 5hs da manhã de sábado chegando ao destino final às 15h35min, exaustos mais realizados chegaram à tempo de visitarem alguns amigos e voltaram de ônibus.
A experiência foi radical mais com o objetivo de superar os limites que já foram conquistados por antepassados que utilizavam-se de caminhadas para visitarem parentes e até pagarem promessas. O Radialista já tem outro itinerário previsto a ser explorado de Jequié a Itagi por uma trilha ainda a ser estudada, ele garante que não será pela margens da BR-330, a intenção será de conhecer outras trilhas onde será observada a vida de comunidades e outros costumes. “Me contaram que há uma trilha maravilhosa entre Jequié e Itagi pela estrada boiadeira do distrito de Oriente Novo, provavelmente com trilha pelo Morro do Totonho, chegando a região da Onça ou Boaçu”, afirmou Cacá. (Zenilton Meira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário