quarta-feira, 29 de junho de 2016

Rota da Independência antecipou o 2 de julho no Recôncavo baiano


sto amaroHá nove anos a Fundação Pedro Calmon/SecultBa realiza o projeto Rota da Independência, revisitando algumas das cidades que receberam as batalhas que resultaram na expulsão das tropas portuguesas da Baia de Todos os Santos e da Cidade de Salvador entre 1822 e 1823. A cada visita, a Fundação cumpre seu papel na difusão da história da Bahia, em especial, da consolidação da independência do Brasil no estado. Em 2016, com o tema 2 de Julho é todo ano, 2 de Julho é todo dia, os município de São Francisco do Conde, Santo Amaro, Cachoeira, São Félix e Maragojipe integraram os caminhos da Rota no Recôncavo.
O primeiro destino foi a cidade de Santo Amaro, localizada no Recôncavo baiano, que foi local estratégico nas lutas pela independência da Bahia.  O secretário de Cultura e Turismo de Santo Amaro, Rodrigo Veloso, não poupou palavras para descrever a chegada da Rota. “Um único evento que discute políticas, traz artes e interage com esta beleza na cidade, precisava voltar mais vezes”, concluiu o secretário. Na cidade, a Fundação também realizou encontro com agentes culturais locais para implementação do Plano Municipal de Livro, Leitura e Bibliotecas. Na ocasião, servidores municipais, atuantes dos referidos segmentos, discutiram formas de municipalizar as ações, leis e atuações da área.
condeEm São Francisco do Conde, a programação foi voltada para crianças e jovens em uma tarde de lazer, diversão, interação e conhecimento. Lá também houve encontro para implementação do Plano Municipal de Livro, Leitura e Bibliotecas com gestores municipais. “Encontros como esses são essenciais para assegurarmos a aplicação destas ações em São Francisco, reforçando as iniciativas e as articulações que já estamos fazendo em prol da leitura, na expectativa da implementação das políticas de leitura no município”, explicou a secretária de Educação de São Francisco do Conde, Ana Cristina Lima. A diretora do Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães, Lícia Maria Pinho (Cejal), Rosane Conceição, disse que as atividades culturais fazem parte do currículo escolar do Instituto. “Ações culturais despertam nos jovens interesses além do paradidático e do cronograma escolar”, disse.
Em Cachoeira, no dia 15, a unidade móvel da Biblioteca de Extensão levou para as crianças da cidade contação de história, jogos lúdicos e material paradidático sobre Independência do Brasil na Bahia. Cachoeira é a segunda capital do Estado, de acordo com a Lei Estadual 10695/07. Todos os anos, no dia 25 de junho, o governo estadual é transferido para a cidade em reconhecimento histórico pelos feitos da cidade em prol do país. A programação apresentou banda lúdica de palhaços, do projeto Verde Plantão que conversou com as crianças, sobre aspectos da Independência da Bahia. 
No dia seguinte (16), em São Félix, também teve Bibex, que levou a banda lúdica de palhaços Família Verde Plantão, além de estande da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, na Casa Cultura Américo Simas. Houve ainda Encontro Territorial de Arquivos Recôncavo e Portal do Sertão no Centro Cultural Dannemann.
gipeMaragojipe
A programação foi agitada em Maragojipe, que encerrou a primeira semana da Rota da Independência. Além de debate sobre o Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca, houve apresentação da Fanfarra da Escola Plínio Pereira Guedes, que chegou arrastando o público para a Casa de Cultura e a apresentação teatral especial com personagens da independência, realizada pela Cia. De Teatro Finos Trapos. Para a professora Aurelina Costa, foi uma montagem educativa. “Algumas coisas apresentadas foram novidades para mim. Me arrependi de não ter gravado para exibir em sala de aula”, comenta a educadora de alunos do oitavo ano. Para fechar, ainda teve a apresentação de fanfarra do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães. 
A Rota da Independência chegou também ao município de Itaparica na última segunda (20) e será encerrada no município de Caetité, no próximo dia 29. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário