sexta-feira, 6 de maio de 2016

Euclides propõe incentivar o cultivo às margens da barragem


O deputado Euclides Fernandes (PSL) encaminhou sugestão ao governador Rui Costa para que a Secretaria de Agricultura desenvolva um Projeto de Parceria Público-Privado visando a implantação de um sistema de transporte fluvial para o aproveitamento das margens da Barragem da Pedra como um novo polo de cultivo de hortifrutigranjeiros.
Hoje, a maioria dos proprietários de terras às margens da barragem não se dedica ao plantio de lavouras e pomares pela falta de condições de transportar a colheita, pois seria preciso que cada um tivesse uma estrada em suas propriedades o que tornaria o empreendimento com um custo de transporte bastante alto, pois além dessas estradas internas ainda seria preciso o transporte da sede para os centros consumidores.
A proposição é no sentido de ser desenvolvido um Projeto de Parceria Público Privado com a instalação de um sistema de transporte integrado de balsas e caminhões que se incumbiria de transportar todas as colheitas para os centros consumidores, assim como o transporte de maquinas e equipamentos de cada uma das plantações. Tornando as despesas compatíveis com o possível resultado financeiro, pois todos os custos seriam rateados em função de cada necessidade individual. Com a garantia da distribuição das colheitas cada proprietário desenvolveria os plantios de acordo com suas conveniências e necessidades do mercado, transformando em muito pouco tempo o Estado da Bahia em um dos principais centros produtores de gêneros de primeira necessidade incluindo frutos, legumes e hortaliças, fortalecendo a receita dos municípios que estão às margens da barragem.
Lembra o deputado que “a Barragem da Pedra tem uma extensão horizontal superior a 70km, o que corresponde a mais de 140km de margens. Se em cada margem for desenvolvido um cultivo em torno de 300m no sentido perpendicular às águas fica até difícil imaginar o volume da produção após a consolidação do projeto. Porém, é preciso que o setor público tome a iniciativa oferecendo propostas atraentes para que o setor privado se agregue e o Estado, como um todo, amplie sua área de atuação e de produção.”
O sucesso desse plano piloto poderia vir a se expandir para a Barragem de Pedra do Cavalo cujas margens têm uma dimensão bem superior a da Barragem da Pedra assim como de outras que estejam com a mesma situação e sem possibilidade de aproveitamento em razão do alto custo individual. (Zenilton Meira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário