Numa promoção conjunta da Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Médio Rio das Contas (APROC), CEPLAC e Território de Identidade do Médio Rio das Contas (TIMRC), tem incío nesta sexta-feira 22, e segue até o domingo, 24, na Praça Rui Barbosa, em Ipiaú, o 1º Festival do Chocolate e Cacau e o 3º AGROCACAU.  O duplo evento reunirá  expositores de chocolates, produtores de cacau e agricultores familiares, assim como apresentará uma vasta programação cultural com bandas e artistas de diversas cidades da região. O Festival objetiva promover a visibilidade do chocolate de origem e fomentar os negócios da cacauicultura, além de estimular o turismo e a gastronomia na microrregião de Ipiaú, enquanto a terceira edição do  AGROCACAU busca, por meio de debates e apresentação de tecnologias do setor, criar pontes junto aos  pequenos, médios e agricultores familiares, investidores e consumidores finais. A verticalização como estratégia de fortalecimento da economia tendo por base a cacauicultura de forma sustentável e agroecológica será amplamente discutida. No decorrer da programação serão realizadas exposições e comercialização de produtos com grandes marcas de chocolate de origem, derivados do cacau.  O público terá acesso a diversas atividades em torno do chocolate e ainda terá direito à degustações.
A arte culinária terá destaque no Iº Festival de Chocolate de Ipiaú não só pela apresentação do produto em barras, tabletes, bombons, trufas e outras formas que estimulam o consumo dos valores nutricionais do cacau, mas também através de um concurso que elegerá o melhor bolo de chocolate da região. A competição desafiará a competência criativa das mais requisitadas boleras e confeiteiras desta área territorial. Certamente elas farão muito sucesso com suas receitas deliciosas envolvendo, em diversidades e recheios, o cacau como matéria prima da obra em julgamento. O concurso acontecerá na Praça Rui Barbosa, no final da tarde do próximo domingo, 24.
A programação envolve ainda o Fórum do Cacau e Chocolate que ocorrerá no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Roque constando de palestras e debates com especialistas dos temas em pauta que apresentarão tendências e discutirão sobre o negocio. São os seguintes temas, com seus respectivos palestrantes, a serem apresentados: Políticas Públicas de Incentivo ao Processamento Local na Produção de Cacau e Chocolate” ( Humberto Oliveira – SDT/MDA e Wilson Dias – CAR/SDR) ; Tecnologia do Cultivo do Cacau/Uso da Água (Paulo Siqueira-Ceplac, Igor Lapa-NATAFIM-  e Maurício Filho- EAO-); “ Como Agregar Valor Na Pequena Indústria Chocolateira”( Raimundo Camelo Mororó-MENDOA-); “ Segurança Alimentar e Nutricional dos Derivados do Cacau e Chocolate”( Quintino Reis de Araújo – CEPLAC – Ivan de Oliveira Pereira – IFBAIANO); “ Tendências na Chocolateria Regional e no Marketing”( Almir Martins – Ceplac); “ Produção de Cacau Superior e Chocolate”(   Pedro Magalhães – Fazenda Lajedo do Ouro);    “A produção do Cacau em Bases Agroecológicas”(Durval Libânio – Instituto Cabruca ); “Endividamento do Produtor”( Rogério Brandão / Adubos Iara). (GIRO/José Américo Castro).