Os engenheiros da empresa San Juan Engenharia, responsável pela execução das obras da Policlínica do Consórcio de Saúde dos Territórios de Identidade Médio Rio das Contas e Vale do Jiquiriçá que será instalada em Jequié, já estão na cidade para os primeiros trabalhos de execução da obra. A empresa foi a vencedora do processo de licitação realizado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – Conder para a construção da Policlínica na área da antiga Escola de Menores na Avenida Otávio Mangabeira, bairro Mandacaru, em uma área de 14 mil m². A estrutura física ocupará uma área de 3,5 mil m². O projeto prevê o investimento de R$ 12,3 milhões com execução no prazo de 10 meses. Nessa nova estrutura, a população vai poder contar com a oferta de até 13 especialidades, 32 serviços de apoio diagnóstico, equipamentos laboratoriais avançados, como tomógrafo, ressonância magnética, mamógrafo, além de pequenas cirurgias. Na manhã desta quarta-feira, 30, a prefeita de Jequié, Tânia Britto e o secretário de Relações Institucionais e Comunicação Social, Daniel Quadros receberam a visita dos engenheiros Henrique Andrade Filho (proprietário), Daniel Andrade, Frederico Rio e Antônio Carlos Lobo, no Gabinete da Prefeitura. Eles apresentaram informações relacionadas à execução da obra e implantação da empresa na cidade para a realização dos serviços.
Neste primeiro momento, a equipe de engenheiros cuida da logística para a execução da obra, como a locação de imóveis, estudo da oferta de mão de obra especializada e vistorias no local onde a Policlínica será erguida. A demolição da antiga Escola de Menores, que está em ruínas, deve ser feita nos próximos dias. A estimativa da empresa é que seja necessário contratar cerca de 150 pessoas para a execução do trabalho, o que já começa a gerar impacto positivo no município com a geração de empregos diretos e indiretos. Tânia Britto comemora esta conquista: “Estamos felizes e gratos por esta parceria com o Governo do Estado e demais prefeitos da região. A Policlínica será um instrumento de fundamental importância para a comunidade de Jequié e dos outros municípios que compõem a microrregião. Vamos desafogar os hospitais e melhorar a saúde do nosso povo”.
Policlínicas
As policlínicas são unidades de cuidado especializado, integrados à rede de atenção à saúde. Atuam como elo da rede de assistência constituindo-se como um ponto de atenção de média complexidade, fazendo a ligação entre a atenção primária os serviços de maiores complexidades. Os Consórcios de Saúde – que têm nas policlínicas um dos mais importantes equipamentos – são voltados para a ampliação e descentralização dos serviços de saúde e o reequilíbrio financeiro de verbas destinadas à saúde dos municípios. No modelo proposta pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia – Sesab, os consórcios envolvem os municípios e contam também com a participação do Estado, e passam a ser responsáveis pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais, e, eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), além de hospitais municipais. As policlínicas terão consultas de várias especialidades médicas como: Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Mastologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Urologia, Ginecologia, Ortopedia, podendo ampliar o atendimento para Pneumologia, Reumatologia, Hematologia e Dermatologia. As Policlínicas terão a construção e a aquisição de equipamentos com recursos provenientes do Estado, enquanto o custeio de R$ 7,2 milhões será mantido pelos entes interfederados no consórcio, de acordo com a seguinte proporção: 40% pelo Estado e 60% pelos municípios consorciados. (Zenilton Meira)
Nenhum comentário:
Postar um comentário