sábado, 9 de janeiro de 2016

Reisado, uma tradição centenária em Jequié

????????????????????????????????????
É dos sons do pandeiro, violão, sanfona, zabumba e triângulo que surge o ritmo do cancioneiro popular com o Terno de Reis, as Pastorinhas e o Boi Mimoso. Uma tradição que em Jequié se repete há 100 anos.
O centenário foi comemorado na Praça Ruy Barbosa, no centro da cidade, neste dia 06 de janeiro, dia dos Santos Reis. A beleza da arte e da cultura ligadas à tradição religiosa encantou dezenas de pessoas que prestigiaram o evento.
O grupo formado pela família Faustino cantou e tocou canções populares e ritmos que fizeram parte de muitas gerações. De crianças a idosos, todos caem na dança e a apresentação vira uma grande festa. O grupo apresentou figuras folclóricas como o vaqueiro, a nega maluca e o palhaço.
A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, contribuiu com a sonorização e todo suporte técnico para abrilhantar essa festa tradicional. A prefeita Tânia Britto e o secretário de Cultura e Turismo, Neto da Água, acompanharam a apresentação.
Para Neto, “a manifestação popular é uma forma de valorizar a cultura impregnada em nosso povo. Somos fortes e este é um grupo da resistência. São mais de cem anos passando essa cultura de geração para geração e nós precisamos apoiá-la e incentivá-la”.
O grupo do Terno de Reis, as Pastorinhas e o Boi Mimoso seguem realizando apresentações durante todo o mês de janeiro em igrejas e em diversos eventos de Jequié e de outros municípios da região. (Zenilton Meira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário