O Projeto Judô Ação é resultado da parceira firmada entre a Prefeitura de Jequié e empresas, entidades e órgãos de imprensa do município. O objetivo é promover o esporte e a integração de crianças e adolescentes do município. O resultado mais visível deste trabalho apareceu no exame de faixa realizado com 146 judocas neste domingo, 13, no Colégio Antônio Pinheiro - CAP.
O instrutor da arte marcial, Arlon Ferreira, responsável pelo projeto, destaca os benefícios do programa para a comunidade: “As aulas acontecem em três localidades e promovem disciplina, união, amizade, felicidade, realização, inclusão social, autoestima, crescimento pessoal e o fortalecimento dos laços familiares”. Ele ainda explica que judô significa caminho da suavidade. As atividades relacionadas ao judô também auxiliam o desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada entre os participantes.
Os reflexos da prática do judô, de acordo com o professor Tiago, aparecem até no comportamento escolar do jovem. "O comportamento deles na rua e na escola muda muito assim que começam a praticar o judô”, reforça.
O exame
A graduação dos alunos que compreende as faixas branca, coral, cinza e branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta. Depois, os Dan do 1º ao 8°. A faixa vermelha é o ápice para o judoca e serve como um estímulo para a continuação do seu aprendizado e recompensa pelo esforço dentro e fora do tatame.
De acordo com a idade e o tempo de prática, os alunos são avaliados pelos conhecimentos teóricos e práticos no tatame. Do total de participantes, 130 foram aprovados no exame de mudança de faixa. Eles vão receber certificado de graduação e a nova faixa na noite desta segunda-feira, 14, em solenidade no Teatro Municipal, às 19h.
O Judô em Ação
O projeto Judô Ação foi criado em 2006 no bairro Amaralina. Atualmente, é realizado em três núcleos: na APAE no bairro Mandacaru, no Rotary Jequié Norte do Jequiezinho e no Salão Paroquial da Igreja Católica do Curral Novo. Em 2015, a academia foi considerada a terceira melhor do estado obtendo importantes resultados nas competições estaduais e nacionais. Para os interessados em praticar o esporte as matriculas estarão abertas a partir de janeiro de 2016. (Na Boca do Povo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário