A Prefeitura de Itagibá recebeu na noite da última terça-feira (16), Unidade Móvel de Urgência do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), através de convênio firmado pelo Município com o Governo Federal. O Prefeito Marquinhos, comentou que, esta estrutura é bastante diferenciada, pois o atendimento, tanto nas chamadas pelo telefone especial 192 quanto nas ocorrências deverá ser feita por pessoal especializado e com treinamento específico para este serviço. O SAMU 192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.
Segundo o Secretário de Saúde Albano Brun, com o novo serviço, acredita-se que, o número de óbitos, venha diminuir no município. “O SAMU irá realizar atendimento de urgência e emergência no município de Itagibá: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento”. Comentou o Albano. Para Marquinhos, a implantação da base do SAMU em Itagibá dará maior segurança para quem precisar de um socorro de urgência e a presença da ambulância vai ajudar a salvar vidas. O prefeito ainda comentou que, esse serviço já era pra está sendo realizado em Itagibá, mais foi rejeitada pela antiga gestão. "É de uma grande importância na história do município e na minha vida, participar de uma conquista tão significativa para a saúde da nossa polução. Estamos investindo para melhorar a saúde do nosso município e o SAMU é o aparelho que encontramos para salvar milhares de vidas”, finalizou Marquinhos. (Giro em Ipiaú)
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