quarta-feira, 24 de dezembro de 2014



Os do sonho
Benedito Freire Sena
           
Talvez fosse melhor o indiferentismo o alheamento. Que se dane o espaço adquirido pelo povo de Jequié via o Prefeito Reinaldo Pinheiro, sua Vice Rita Rodrigues, e a sua secretaria de Educação e Cultura Graça Bispo para a materialização da Biblioteca Central Dr. Newton Pinto de Araújo, cujo espaço generoso acomodaria acervo amplo e diversificado, lanchonete, recreação infantil com vistas ao mundo da literatura. Se assim eu tivesse, indiferente e alheio, não teria numa destas noites sonhado o sonho que sonhei  com Waly Salomão em plena Avenida Rio Branco aos berros.
    -  Um absurdo! Quem foi o babaca ou a babaca que fez essa asneira?- Ele estava jovem no sonho. Eu também.  – Já não basta transformar o outro espaço num quartelzinho? Olhando para mim- Não foram os Chalaças e Abopurus do governo Amaral que fizeram isso? PQP! ele descobriu que eu e o Olavo Brás somos um, e ria com o adivinhar dos meus pensamentos. Ria muito com os Chalaças e Abaporus. Intimamente fiquei contentíssimo com a aprovação dos personagens. Ainda mais vindo dele.
     Vestido como há décadas e com o mesmo o olhar que adentrara muitas vezes a casa dos meus pais para medicar-me aparece o Dr. Newton Pinto de Araújo, pedindo calma e chamando atenção para um  tal de pós modernismo. Waly, em respeito ao patrono da Biblioteca e nosso médico querido da infância, aquietou-se. Vão surgindo pessoas. Algumas eu conhecia de semblante, outras de ouvir dizer, falar.
 - Arranjem médiuns, vamos promover um “poltergeist” Arranjem doadores de ectoplasma para jogarmos pedras no telhado e deslocarmos os objetos do Sine Bahia! Vamos promover um inferno na vida dessa Doutora Prefeita.  Agora quem falava era o “agitado e agitador desaparecido” Hidelbrando Almeida  (não confundir com Tita eventos).
  - Nada disso. Seremos confundidos com romãozinhos aparecerão padres, pastores pentecostais, jogarão água benta, shows evangélicos. Nada disso. Discordava do nosso Hidelbrando a professora Alíria Argolo  com o aval das professoras Lourdes e Bete Azevedo que sempre foram católicas, apostólicas e romanas.     
     Nisso eu já estava falando no sonho, delirando.  D. Miriam me sacudindo, aconselhava: - chama teus guias espirituais amor, orou antes de dormir? Acorda! Uma confusão, até que acordei. Talvez fosse melhor o indiferentismo, alheamento,   já que a Inês está definitivamente morta. Depois devo ter cuidados com os desvairos já que a média de vida é de 75 anos e eu já estou perto deles, os do sonho.
Benedito Freire Sena é avô de Elis Antonieta e músico diletante.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário