quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Noite de debate sobre literatura, escrita e processo criativo

A Academia de Letras de Jequié, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, realizarão uma noite de debate sobre literatura, escrita e processo criativo. O evento, acontece no dia 25 de setembro, às 19, na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Segundo os organizadores da programação, além de um chá que será servido, o momento contará também com sorteio de livros, apresentações artísticas dentre outras atividades. O acesso é gratuito.
cha-preto-casa-600
Uma comissão formada por integrantes do Conselho Municipal de Cultura – CMC, composta pelos titulares Edson Pithon, Luciano Belchote, Alysson Andrade e Natália Andrade, deverá ir à Câmara Municipal de Vereadores de Jequié, em data a ser definida, onde buscará esclarecimentos sobre o que de fato estaria acontecendo com o orçamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A iniciativa, foi colocada em votação entre os conselheiros durante reunião extraordinária realizada na noite de quarta-feira (10/9).
Para o conselheiro Jorge Barros (também Presidente da Academia de Letras de Jequié e Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), o conselho deve dialogar com os vereadores para “descobrir as verdades”, sugeriu.
“Precisamos agir, refletir sobre o que podemos fazer para que Jequié não continue nessa situação de calamidade pública. Os artistas estão dispersos, sem condição de sobreviver em nossa cidade” lamentou Barros.
Na mesma reunião, a presidente do colegiado, Natália Andrade – que tem conduzido com seriedade e diplomacia os trabalhos do conselho – realizou a leitura de um ofício encaminhado pelo titular da Cultura e Turismo, Sérgio Mehlem, onde lamentou o fato de suas declarações – dadas no último dia 28 de agosto – terem ganhado grandes proporções, além de condenar o “cunho político”, segundo ele, dado por alguns.
Da parte da edição de conteúdo veiculado pelo blog Enfoque Cultural, cuja linha editorial preza por um posicionamento pautado por princípios apartidários, consideramos que as informações aqui produzidas não objetivam privilegiar, tampouco truncar declarações de interesse público emitidas por qualquer que seja o agente político vinculado aos poderes constituídos, sendo estes, os únicos responsáveis pela postura adotada e pela posição pública que ocupa.


Para Jorge Barros, é preciso "saber a verdade"
Para Jorge Barros, é preciso “saber a verdade”

Câmara confirma disponibilidade da Tribuna Popular à Plenacultural

No próximo dia 24 de setembro, às 19h, a Plenacultural – organização da sociedade civil sem fins lucrativos – fará uso da tribuna popular da Câmara Municipal de Vereadores, em Jequié, para falar sobre questões relacionadas à cultura local. A utilização da Tribuna, de acordo com o produtor e ativista cultural Astro Brayner (um dos membros da Plenacultural), deverá ser marcada como mais um importante ato da entidade, desta vez, em parceria com o Legislativo Municipal.
Com a utilização do espaço cedido pela câmara, a entidade pretende colaborar para a retomada das ações culturais que deixaram de ser promovidas pela prefeitura de Jequié a partir da administração Tânia Britto e Sérgio Gameleira, que limitou-se à realização do São João. “É necessária uma mobilização de todos os que fazem cultura em Jequié, para que assim, possamos nos orientar sobre que caminho devemos tomar para melhorar a atual situação do setor”, enfatizou Brayner. (Enfoque Cultural)


Plenacultural fará uso da Tribuna Popular
Plenacultural fará uso da Tribuna Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário