quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Marina Silva lidera na disputa presidencial em São Paulo e no Rio, aponta Ibope

A ex-senadora do Acre Marina Silva (PSB) subiu quatro pontos em relação à pesquisa realizada na semana passada

SÃO PAULO e RIO — A ex-senadora Marina Silva (PSB) abriu 16 pontos de vantagem sobre a presidente Dilma Rousseff (PT) entre o eleitorado paulista, e seis pontos no eleitorado fluminense. Os dados foram apresentados nesta terça-feira pela pesquisa Ibope, encomendada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e pela TV Globo. São Paulo é o maior colégio eleitoral do país, e o Rio de Janeiro, o terceiro.
No Rio, Marina Silva tem 38% das intenções de voto, seguido por Dilma, com 32%, e Aécio Neves (PSDB), com 11%. Em relação a última pesquisa, de agosto, a ex-senadora cresceu oito pontos, enquanto Dilma caiu seis pontos. O tucano manteve a pontuação.
Ainda segundo o Ibope Rio, Pastor Everaldo (PSC) tem 2%. Eduardo Jorge (PV), Levy Fidélix (PRTB), Eymael (PSDC), Luciana Genro (PSOL), Mauro Iasi (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO), e Zé Maria (PSTU) somam 1% das intenções. Brancos e nulos somam 10%, e indecisos, 6%.
O Ibope Rio foi realizado nos dias 30 e 31 de agosto, e 1º de setembro; e 1.610 eleitores foram entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) sob o número 00026/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR- 00491/2014.
EM SÃO PAULO, MARINA ABRE 16 PONTOS SOBRE DILMA
Levando-se em conta apenas os eleitores do estado de São Paulo, Marina teria 39% das intenções de voto, quatro a mais do que semana passada, enquanto Dilma sairia com 23%, mesmo resultado do último levantamento do Ibope.
Parte do crescimento de Marina pode ser explicado pela queda nas intenções de voto para o senador Aécio Neves (PSDB), que caiu de 19% para 17% na última semana. Entre os eleitores paulistas, há 10% de indecisos e 4% que declaram votos para os candidatos de partidos menores, como Pastor Everaldo (PSC), Eduardo Jorge (PV) e Luciana Genro (PSOL).
A pesquisa Ibope também mediu o comportamento do eleitorado do estado de São Paulo de acordo com sua fé religiosa. Entre os evangélicos, 49% votam em Marina, 20% em Dilma e 9% em Aécio. Embora seja missionária da Assembleia de Deus, Marina também ganharia entre os católicos paulistas. A candidata do PSB tem 36% das intenções de voto; Dilma tem 25%, e Aécio tem 19%.
O Ibope fez 1.806 entrevistas com eleitores entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro em 87 municípios do estado de São Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no TSE com o número de protocolo BR-00492/2014, e no TRE com o número SP-00021/2014. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário