sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Paulo Souto venceria no 1º turno com 47% das intenções, sugere Ipespe/ Bahia Notícias

Paulo Souto venceria no 1º turno com 47% das intenções, sugere Ipespe/ Bahia Notícias

O ex-governador Paulo Souto (DEM) seria eleito em 1º turno, caso a eleição fosse realizada no atual cenário político. Pesquisa estimulada do Ipespe/ Bahia Notícias, quando os entrevistados veem o nome dos candidatos em um cartão, mostra o candidato do DEM ao governo da Bahia com 47% das intenções de voto, percentual acima da soma dos votos válidos de seus adversários. Rui Costa (PT) aparece com 14% dos votos, em segundo lugar, seguido pela senadora Lídice da Mata (PSB), com 9% - o equivalente para ser considerado um empate técnico entre os dois postulantes, levada em consideração a margem de erro de 2,6% para mais ou para menos. O candidato Da Luz (PRTB) é opção para 2% dos 1.800 baianos entrevistados, enquanto Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) são citados por 1% dos pesquisados. O número de pessoas que não sabem ou não responderam chega a 13% dos entrevistados, mesmo percentual daqueles que indicam votar branco ou nulo.





O cenário de liderança de Souto se repete quando a pesquisa é espontânea, quando os entrevistados respondem em quem votariam sem conhecer os postulantes ao governo da Bahia. O democrata possui 20% das intenções de voto, enquanto Rui é apontado por 7% dos eleitores pesquisados. Lídice também aparece na espontânea, com 3% das intenções de voto, um ponto à frente do governador Jaques Wagner (PT), que não é candidato nas eleições de 2014. Segundo a pesquisa Ipespe/ Bahia Notícias, 55% dos entrevistados não souberam ou não responderam em quem votariam para governador na pesquisa espontânea e brancos e nulos somaram 11%. Foram citados ainda como respostas os políticos Da Luz, Arthur Maia (SDD), Otto Alencar (PSD), ACM Neto (DEM), César Borges (ex-PR), José Ronaldo (DEM), Eduardo Campos (PSB), Aécio Neves (PSDB), Alan Sanches (PSD) e Nelson Pelegrino (PT). A margem de confiança da pesquisa registrada sob protocolo nº BA-00009/2014 é de 95%. Foram entrevistadas 1.800 pessoas em 75 municípios baianos, entre os dias 8 e 12 de agosto, e a margem de erro é de 2,6% para mais ou para menos.
Na corrida pelo Senado, Geddel aparece com 36% contra 19% de Otto, indica pesquisa

A pesquisa Ipespe/ Bahia Notícias para o Senado Federal aponta que o candidato do PMDB, Geddel Vieira Lima, possui 36% das intenções de voto entre os 1.800 entrevistados de 75 municípios baianos, entre os dias 8 e 12 de agosto. O peemedebista aparece à frente de Otto Alencar (PSD), atual vice-governador da Bahia, que detém 19% das intenções de voto. A ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon (PSB), fica na terceira posição, com 6% das intenções de voto. O candidato do PEN, Addson Gomes, é a opção para 3% dos entrevistados e o candidato do PSOL, Hamilton Assis, fica com 2% das intenções. Completando a pesquisa estimulada, quando são fornecidos os nomes dos candidatos registrados, 19% dos baianos ainda não sabem ou não responderam em quem vão votar para o senador e 17% admitem votar em branco ou nulo.
Foto: Tiago Melo/ BN

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados indicam aleatoriamente o nome dos candidatos que votariam para senador, Geddel também aparece à frente, porém com 8% das intenções de voto, o dobro de Otto, com 4%. Eliana Calmon e Addson Gomes são citados por 1% dos entrevistados. Na lista do certame espontâneo, os pesquisados sugerem nomes como do César Borges (ex-PR), Antônio Imbassahy (PSDB), Rui Costa (PT), Alice Portugal (PCdoB), Paulo Souto (DEM), Lídice da Mata (PSB), Aécio Neves (PSDB), Jaques Wagner (PT), José Ronaldo (DEM), Deraldo Damasceno (PSL), Bruno Reis (PMDB), Nelson Pelegrino (PT) e Ícaro Dias (?), todos com pontuação inferior a 1% das intenções de voto. Não sabem ou não responderam somam 72% e brancos e nulos 13%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob protocolo BA-00009/2014 e possui intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 2,6% para mais ou para menos.
Dilma lidera com 55% das intenções de voto na Bahia, aponta Ipespe/ Bahia Notícias

Candidata à reeleição, a presidente Dilma Rousseff (PT) lidera com folga a corrida presidencial na Bahia, de acordo com a pesquisa encomendada pelo Bahia Notícias ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), realizada entre os dias 8 e 12 de agosto – antes do acidente com o candidato do PSB, Eduardo Campos. A petista venceria no 1º turno das eleições, ao aparecer com 55% das intenções de voto na pesquisa estimulada, quando são fornecidos os nomes que concorrem no pleito. Seus adversários, juntos, não chegariam próximos do percentual da presidente. Em segundo lugar, com 15% das intenções de voto, Aécio Neves (PSDB) aparece à frente do ex-candidato Eduardo Campos, opção para 6% dos 1.800 baianos questionados pelo certame. O candidato do PSC, Pastor Everaldo, aparece apenas 2% abaixo de Campos, com 4%, falecido nesta quarta-feira (13) e que ainda não possui substituto definido. Luciana Genro (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) aparecem com 1% dos votos. Os candidatos Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Eduardo Jorge (PV) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 11% e 8% não sabem ou não responderam.


Dilma está à frente ainda na pesquisa espontânea, quando não são fornecidos os nomes dos candidatos, com 39% das intenções de voto. O tucano Aécio Neves aparece com 9% dos votos e Eduardo Campos foi citado por 3% dos entrevistados. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece como opção de voto para 1% dos baianos. Não sabem ou não responderam na pesquisa espontânea somam 33%, enquanto que 13% votariam em branco ou nulo. Como o questionamento é livre, além daqueles que pontuaram, Eymael, Levy Fidelix, Pastor Everaldo, Rui Costa Pimenta, Zé Maria foram citados, porém não completam 1% das intenções de voto. Ainda aparecem na lista de indicados pelos entrevistados Celso Russomano (PRB), Otto Alencar (PSD), Arimatéia (PRB), Marina Silva (PSB/Rede), Jardial (?), José Serra (PSDB), Edson Mendes (?) e ACM Neto (DEM), também sem atingir percentual relevante na pesquisa registrada na Justiça Eleitoral sob protocolo BA-00009/2014. O certame possui intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 2,6% para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.800 pessoas em 75 municípios baianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário