quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Jovem que morou em Ipiaú fez o maior stencil do mundo

A obra do artista é um recorde mundial.

A cidade de Ipiaú está na trajetória de vida do artista plástico responsável pela realização do maior STENCIL (gravura) do mundo. Rodrigo Izolag Armeidah, 31 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mas aos sete anos de idade mudou-se para Ipiaú, residindo durante 13 anos no bairro ACM, onde manteve contatos com outros jovens que também manifestavam tendência pela cultura artística, em especial pelo grafite, a exemplo de Erick Franto, cujo talento o mundo também irá descobrir. Coube a Erick as primeiras dicas a Izolag. Trabalhando como agente comunitária de saúde, a mãe de Rodrigo não poupou esforços para que seu filho fosse, em 2003, estudar artes plásticas em Salvador na Universidade Federal da Bahia. Um ano depois o garoto do ACM começou a definir o seu próprio estilo e aprimorar o uso da técnica do estêncil que é utilizada para fazer um desenho ou ilustração aplicando tinta através de um corte ou perfuração (matriz).
O artista executando o trabalho.
A gravura que coloca Izolag como recordista mundial, foi feita no Liceu das Artes, no centro do Rio de Janeiro em parceria com a artista Ananda Nahu e exigiu muita paciência, cuidado, tempo e criatividade. Foram utilizadas mais de 300 fitas adesivas, 400 kg de acetato e papel. Após ser desenhada numa tela matriz a imagem do fotografo Gregory John Smith (ativista na causa das crianças de rua e parceiro de Izolag) foi ampliada no stencil cortado manualmente com estilete e os moldes vazados feitos em ângulos. A obra tem quase 40 metros de altura e ocupa uma lateral do prédio “Centro Rio”. O serviço durou dois meses e diversos materiais de trabalho foram inventados pelo artista. “Não se tem precedentes de um stencil tão grande e com tantos detalhes”. Transportado em caminhão baú os 400 kg do stencil e demais equipamentos foram levantados com muita dificuldade em um andaime com capacidade pra 300 kg. De grande importância para o sucesso do trabalho foram as invenções desenvolvidas por Izolag no momento da criação da camada e sua aplicação na parede.
Izolag morou no ACM.
É desde a sua juventude em Ipiaú que Izolag vem desenvolvendo o estilo formado por traços em angulo, através de desenhos, porém em 2013 ele uniu o estilo ao stencil . Durante o tempo de estudante da Escola de Belas Artes, no Canela, Izolag começou a fazer pinturas murais nas ruas, até encontrar originalidade com o desenvolvimento de Stencil com várias cores. Não era comum ver esse tipo de trabalho no Brasil e no mundo. Em 2006, ainda em Salvador, Izolag conhece a artista Ananda Nahu e com ela produz diversas pinturas na Bahia, Pernambuco e no Rio de Janeiro. Atualmente a dupla é conhecida mundialmente e ilustra as páginas do livro francês “Stencil History X”, ao lado de artistas como Shepard Fairev e Bansky.é provável que ainda se encontre em Ipiaú algumas obras feitas por Rodrigo Izolag Armeidah, nos tempos em que morava no ACM. (Giro/José Américo Castro).  

Nenhum comentário:

Postar um comentário