O projeto que prevê a implantação de uma plataforma logística da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), em Jequié, foi tema de sessão especial na noite de sexta-feira (30/5), na Câmara Municipal, em atendimento a proposição feita pelo vereador Manoel Gomes Aragão (PDT). A sessão presidida pelo vice-presidente da Casa, vereador Josué Menezes (PTC), reuniu representantes e técnicos de empresas/entidades públicas e privadas.Foi destacado pelas pessoas que usaram da palavra, o engajamento de toda a sociedade ao projeto, apontado de vital importância econômica, uma vez que a plataforma permitirá o armazenamento de produtos a serem transportados através da ferrovia, em Jequié, onde ocorre o entroncamento do traçado da FIOL com a BR-116, atraindo novos investimentos para a cidade.
O vereador Chico de Alfredo (PDT), lamentou que a sociedade jequieense não estivesse se fazendo presente maciçamente na sessão, tendo criticado a ausência de muitos colegas vereadores, “principalmente os que integram a bancada de oposição e, os deputados estaduais e federais que representam o município”. A reunião também contou com a presença da prefeita Tânia Britto, secretários municipais e, dos vereadores, Meire Lopes (PDT), Eliezer Pereira Fiim (PDT), Dorival Júnior (PRB) e João Cunha (PROS). No final da sessão foi redigido e assinado por todos os presentes, um documento que será entregue ao governador Jaques Wagner com cópia ao ministro César Borges, dos Transportes, reivindicando que o governo estadual, ainda na atual gestão, lance o processo de desapropriação do terreno, onde deverá ser edificada a plataforma logística da FIOL em Jequié. (Jequié Repórter)
Ex-ministra Eliana Calmon ressalta a importância da ética nas relações sociais
Fotos João Lourenço
Dando continuidade ao “Ciclo de Diálogo com a Sociedade”, iniciado no último mês de abril em Salvador e que vem sendo ampliado aos diversos municípios do interior, a ex-Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, proferiu palestra na noite de sexta-feira (30/5), no Cerimonial Catedral, em Jequié, onde deu ênfase ao tema “Ética nas relações sociais”. A jurista baiana, que se apresenta como pré-candidata a vaga no Senado Federal nas eleições deste ano, veio a Jequié, a convite da Sub-seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Calmon ressaltou em sua fala que a sociedade brasileira está carente de éticas em suas relações sociais, chamando a atenção para a necessidade das pessoas saberem o que é ética, “sem que haja necessidade de buscar o significado do termo filosófico clássico e sim propondo uma reflexão da ética como uma construção coletiva”. A palestrante pontuou ainda que para ter equilíbrio social é necessário que as situações econômicas, sociais e jurídicas sejam uniformes. “A ética é que faz com que tenhamos a ideia de coletividade”, disse. (Jequié Repórter)
Nenhum comentário:
Postar um comentário