- O ambientalista e membro fundador do grupo ecológico Papamel, Emídio Neto, veio à público no programa Fala Ipiaú denunciar a instalação de duas barragens em riachos que abastecem nascentes do Rio das Contas, constituindo-se num sério risco à sobrevivência do rio que dá nome à região.
"Este rio não tem uma só nascente, são várias que formam a calha principal, que vai descendo e chegando à região de Ipiaú. Na região de nascentes em Piatã, que conta com vários pequenos riachos e olhos de água, duas empresas multinacionais ( Bagisa S/A e Haiashy Batatas ) já iniciaram a construção de duas barragens", comentou.
Neto lembrou a constituição brasileira no artigo em que se especifica que o precioso líquido deve servir " prioritáriamente ao consumo humano". " Há uma possibilidade concreta de utilizarmos água contaminada, já que se trata de uma água que deverá ser usada para irrigação de batatas, produção que é feita sempre por intermédio de periogosos agrotóxicos", lembrou.
O ambientalista pediu a luta da comunidade regional para evitar o que considera "um atentado à segurança hidro ambiental do interior da Bahia". Ele pediu que a região de Ipiaú, que seria diretamente atingida por essas barragens, se manifeste através das redes sociais e afins.
Ele ainda alertou para o baixo nível de águas no rio gerado pelo represamento já existente. " Com mais duas barragens, as consequências seriam muito piores. É preciso que a população entenda o risco que estamos correndo", comentou Neto, ao tempo em que convidou a comunidade a participar da plenária do Comitê da Bacia do Rio das Contas, marcada para acontecer no próximo dia 23, a partir das 8hs, na Câmara Municipal de Ubatã, na qual o assunto deverá ser debatido. (Redação Ipiaú on Line)
segunda-feira, 5 de maio de 2014
Ipiaú: Ambientalista denuncia implantação de barragens nas nascentes do Rio das Contas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário