quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Lançado com sucesso o romance Anésia Cauaçu em Vitória da Conquista


Domingos Ailton
“Este foi o maior e mais representativo lançamento aqui no Museu na minha gestão”. A declaração é da diretora do Museu Regional da UESB- Casa Henriqueta Prates, Mary Anne ao comentar a respeito do número de presentes e da representação de diversos segmentos da comunidade conquistense na noite de autógrafos do romance Anésia Cauaçu, de Domingos Ailton, no último dia 28 de setembro.
O ato de lançamento contou com a presença do secretário de Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura de Vitória da Conquista, Gilderson Felício, representando o prefeito Guilherme Menezes, do ex-prefeito de Conquista, Hélio Ribeiro (que é jequieense) representando o deputado federal Waldenor Pereira Filho e o deputado estadual Raimundo Fontes, da presidente da Academia Conquistense de Letras, Dilma Andrade e diversos intelectuais a exemplo dos escritores Dilson Ribeiro (originário de Jequié, que mobilizou vários dos seus amigos para comparecer ao lançamento), Ubirajara Brito, Ruy Medeiros, coronel Esmeraldino Correia, Benjamin Nunes, Jeremias Macário, Luís Rogério, do grão mestre adjunto da Maçonaria, Arlindo Neto, de professores da UFBA. da UESB e escolas do ensino fundamental e médio, comerciantes, estudantes dentre outros. 
Em saudação a Domingos Ailton, o secretário de Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura de Vitória da Conquista, Gilderson Felício, lembrou que o escritor quando era estudante da UESB foi seu colega de movimento estudantil e desde aquela época tinha compromisso com as causas sociais. Ressaltou que a obra literária Anésia Cauaçu é um marco para toda a região, uma vez que trata de uma mulher à frente do seu tempo. O ex-prefeito de Conquista, Hélio Ribeiro, disse em está feliz por prestigiar o lançamento do livro de seu conterrâneo que revela aspectos importantes do cangaço e da cultura do povo do sertão de Jequié. O advogado e escritor Ruy Medeiros parabenizou Domingos Ailton pela produção literária do livro, ressaltando que mesmo sendo ficção foi pautado em ampla pesquisa, que envolveu desde livros de referência como os de autoria do historiador Émerson Pinto de Araújo a veículos da imprensa baiana como o Jornal A Tarde. O historiador Ruy Medeiros ainda acentuou que Anésia Cauaçu está presente na memória popular de Jequié e de municípios da Chapada Diamantina como Ituaçu e Tanhaçu. A presidente da Academia Conquitense de Letras, Dilma Andrade, externou a satisfação dos confrades em receber Domingos Ailton em Vitória da Conquista e disse que o lançamento foi um momento também de início de intercâmbio entre os acadêmicos de Conquista e Jequié. Já o representante da Maçonaria, Arlindo Neto destacou a importância da obra literária Anésia Cauaçu para as atuais e novas gerações.


Filhos do Sertão da Ressaca 


O escritor Domingos Ailton afirmou que ficou muito feliz em está lançando o seu livro em Vitória da Conquista onde foi bem recebido, lembrando que os moradores de Jequié e Conquistas são irmãos porque são descendentes dos índios mongoiós e filhos do Sertão da Ressaca, denominação dada a um vasto território na época do Brasil Colonial dos quais os municípios de Jequié e Vitória da Conqusta estão inseridos. O evento foi uma oportunidade de congraçamento entre jequieenses e conquistenses. Ele falou também sobre sua trajetória literária e disse que a dimensão de Anésia Cauaçu é tão grande que não cabe apenas nos estudos sociológicos e históricos, por isso resolveu escrever um romance, porque a ficção tem liberdade de criação e trabalha com imaginário.
O lançamento, que teve apoio da Pró- Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UESB e da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura de Vitória da Conquista, contou com apresentação musical de Manno di Sousa. (Domingos Ailton)

Nenhum comentário:

Postar um comentário