Considerando lamentável a situação do aeroporto Vicente Grilo, em Jequié, que foi fechado recentemente por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na justificativa de que oferece riscos para as operações, o deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB) entrou em contato com o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco (PMDB), solicitando que seja acelerado, o processo de construção do novo equipamento aéreo, na cidade, conforme está previsto no Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa). O deputado cobra também um posicionamento da prefeitura municipal de Jequié, em relação ao problema. Ele lembra que o poder municipal é responsável pela manutenção do atual aeroporto, situação formalizada no ato de assinatura de Cessão de Uso de Bem Público, com o Derba, em 2011.
Conforme Leur Jr., a administração municipal deve cumprir com a obrigação de custeio de todos os recursos materiais, que envolvem água e esgoto, luz, limpeza, conservação e vigilância de toda a área que compõe o aeroporto, incluindo a pista de pouso e decolagem.
“É absurda essa situação do aeroporto de Jequié. Estou reunindo todos os elementos para tratar deste assunto com a Secretaria de Aviação Civil e já conversei sobre a necessidade de se priorizar e agilizar a construção do novo aeroporto com o ministro Moreira Franco. A propósito,quando o meu pai, Leur Lomanto foi diretor da Anac autorizou uma inspeção no local e, diante das não conformidades encontradas foi concluída a necessidade de um novo equipamento na cidade, mas enquanto isso, o existente deve permanecer em funcionamento. Não se pode admitir a sua interdição, portanto cabe a prefeitura de Jequié resolver as pendências, quanto a manutenção do espaço.
O aeroporto foi construído pelo ex-governador da Bahia, Lomanto Junior, durante o seu primeiro mandato, como prefeito da Jequié (1959-1963).
Assessoria de comunicação do deputado estadual Leur Lomanto Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário