domingo, 10 de março de 2013

Site da Alta destaca atividades que ajudam a impulsionar a produção da Fazenda “Granja Axé”, em Jequié. Hoje, a produção está na casa dos 1.000 litros leite/dia e a meta é aumentar em 50% até dezembro de 2013


O site da empresa Alta publicou uma reportagem sobre a Fazenda “Granja Axé”, situada em Jequié, na quinta-feira (08/03/13), sobre as atividades que vem ajudando a impulsionar a produção. Hoje, a produção está na casa dos 1.000 litros leite/dia, com a meta de chegar até dezembro de 2013 em 1.500 litros leite/dia. As matrizes estão em regime de pastejo rotacionado, sob pivô central, com ração servida na ordenha, proporcional às produções, relata a reportagem.
A Fazenda, do criador Evandro Pereira Santana, tem como objetivos a produção e comercialização de feno de qualidade, novilhas leiteiras de grande potencial produtivo e genético, produção de leite com altos padrões de higiene e teores de sólidos. No momento ocupa área de 40 hectares, sendo 30 ha sob pivô central (15 ha na produção de feno e 15 ha no pastejo rotacionado), 3 ha de palma forrageira adensada e 7 ha em currais, ordenha, resfriador, bezerreiro, setor de recria, setor de maternidade, escritório e demais instalações. Localiza-se no ecossistema de Caatinga e é próxima ao Rio de Contas, que viabiliza a irrigação do pivô.
Filho do proprietário e principal parceiro, o veterinário Jadson Anjos, é fortemente identificado com reprodução de bovinos e experiente em transferência de embriões, conta o site da Alta. Jadson abraçou a ideia de melhoria genética do plantel como um dos principais fatores de sucesso do empreendimento, possui animais Gir Leiteiro e Girolando na condução das atividades da propriedade. Suas matrizes são testadas em rigorosos controles leiteiros, controles higiênicos e controles zootécnicos para produzir animais solicitados pelo mercado e serem comercializadas.
Conduz o melhoramento do Gir Leiteiro, partindo de uma base de matrizes das mais expressivas famílias dos plantéis Silvânia, Mutum, Calciolândia e Brasília, visando a multiplicação do plantel e formação da raça Girolando. Também conduz o melhoramento de matrizes Girolando registradas, escolhidas em excelentes plantéis leiteiros das regiões de Ibiá, Araxá e Uberaba.
Na condução de tais melhoramentos, tem sido fundamental a parceria técnica com o Escritório Regional da Alta de Itabuna, Zootecnista Gustavo Almeida, elaborando acasalamentos consistentes, com a utilização dos melhores reprodutores do Mercado. Existem produtos nascidos dos reprodutores AltaTOYOTA, AltaNATO, da raça Holandês; e Espelho, Urânio, Nobre, Tabu, Modelo, da raça Gir Leiteiro. Estão gestantes matrizes com Curimã I, Charmoso, Rocky, Netuno, Garimpo, da raça Girolando; AltaCHAZ, AltaSAMUARI, da raça Holandês. A propriedade passou recentemente a utilizar maciçamente o sêmen sexado da Alta, com índices de gestação elevadíssimos.
Hoje, a produção esta na casa dos 1.000 litros leite/dia, com a meta de chegar até dezembro de 2013 em 1.500 litros leite/dia. As matrizes estão em regime de pastejo rotacionado, sob pivô central, com ração servida na ordenha, proporcional às produções.
Utiliza-se o sistema de Bezerreiro Tropical – bastante higiênico e funcional, permitindo sombra e área limpa para os produtos demonstrarem todo seu potencial genético de desenvolvimento.  Uma mistura de feno picado e ração é oferecida para acelerar o desenvolvimento ruminal e o leite fornecido através de aleitamento artificial com sucedâneo.
Na fase de recria, começa a seleção da propriedade e comercialização de animais, sendo as novilhas trabalhadas com complemento de palma forrageira picada no cocho misturada com feno de tifton.  O desenvolvimento destas e sua precocidade sexual em comparação as médias regionais é altamente destacada.
Todos os animais são identificados por brinco numérico na orelha e dados desde o nascimento são lançados e analisados pelo software da Alta IDEAGRI, permitindo uma constante e precisa avaliação de custos e índices zootécnicos da propriedade.
“A força do trabalho, a busca incessantemente pelo conhecimento, a implantação de controles para uma permanente análise da atividade, a formação de parcerias experientes e fortes, a profissionalização e participação das Equipes, são os predicados fundamentais para alcançarmos os resultados planejados”– afirma o proprietário e veterinário Jadson Anjos.
Parabéns ao criador e sua equipe, bem como à Alta, pelo espírito de juntos transformarem a Granja Axé Agropecuária em modelo regional de viabilidade da exploração leiteira, reproduzindo lideranças, conclui a reportagem. Veja o site da Alta com imagens da Fazenda clicando no link a seguir:http://www.altagenetics.com.br/novo/noticias/Ler.aspx?nID=1094. (Souza Andrade).



Imagem aérea da Fazenda. Foto: site da Alta.

Imagem do site da Alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário