A polícia rodoviária estadual apreendeu no final da tarde desta terça-feira(25) uma carga de madeira ilegal transportada em um caminhão Mercedes Benz, placa JLI 8639, licença de Apuarema. O veículo trafegava na BA-650, trecho que liga Itagibá à Ipiaú, quando foi abordado numa blitz de rotina em frente ao Posto da PRE no distrito do Japumerim. O caminhão era ocupado pelo motorista, Ednalvo Silva Santana e o carona Edson Ribeiro da Costa, que se identificou como proprietário da carga, ambos são moradores da cidade de Apuarema. A madeira aparentemente nativa da mata atlântica não apresentava nota fiscal, nem documentos de Origem Florestal(DOF). O veículo, a madeira e os dois homens foram apresentados na delegacia de Ipiaú pelo Sargento Eliel e a soldado Valéria. “Com o apoio do Inema, a fiscalização contra crimes ambientais continuará sendo intensa na região” alertou o Sargento da PRE. (Giro em Ipiaú)
Leur Jr. lamenta situação do curso de Medicina da Uesb em Jequié e cobra soluçõe
O curso está em crise e nos últimos dias foi cogitada a transferência de alunos para a unidade de Vitória da Conquista e de Feira de Santana.
O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB) criticou em comentário na rádio Jequié FM, a situação do curso de Medicina, da Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb) e a falta de investimentos por parte do governo do Estado. O curso está em crise e nos últimos dias foi cogitada a transferência de alunos para a unidade de Vitória da Conquista e de Feira de Santana. Segundo o parlamentar, essa alternativa não é a mais viável, pois as duas universidades citadas também não dispõem de estrutura suficiente para atender a demanda, sinalizando que a questão é cada vez mais grave em todo o Estado. “Desde quando foi implantado, o curso de medicina não teve a atenção merecida da gestão estadual. Há um déficit de professores e as vagas oferecidas não são preenchidas, já que o salário anunciado de R$1,4 mil não consegue atrair profissionais”, afirmou. No entanto, conforme lembrou Leur Jr., não apenas esse curso passa por problemas na Uesb. Recentemente, os alunos de Odontologia expuseram as questões relacionadas ao espaço físico no módulo do curso e a falta de laboratórios e materiais clínicos, como o autoclave.
Instalada fábrica de vassouras com garrafas PET em Itagibá
Uma parceria entre a Prefeitura de Itagibá, no Médio Rio de Contas, a mineradora Mirabela e o Instituto Sofrê está assegurando a implantação de uma unidade demonstrativa e experimental (minifábrica) de transformação de garrafas PET em vassouras,em substituição à tradicional vassoura de piaçava. “É o pontapé inicial para a implantação do programa de coleta seletiva e reciclagem de lixo em Itagibá”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Cosme Nunes. A unidade de produção vai beneficiar, diretamente, 20 pessoas carentes do município. Elas já receberam treinamento para fabricação dos equipamentos no Instituto Sofrê, onde ficará instalada a minifábrica. O curso de fabricação de vassouras ecológicas usando garrafas PET foi ministrado pelo monitor Alvair Edson da Silveira. Parte dos alunos capacitados formará um núcleo de produção. Os alunos serão responsáveis em operar a minifábrica. “Queremos somar forças para enfrentar o desafio do lixo no município de Itagibá” , pontua o prefeito Marcos Barreto, Marquinhos. A implantação do programa vai criar condições para tirar da natureza um produto plástico que leva até 450 anos para completar a decomposição. (Giro em Ipiaú).
Nenhum comentário:
Postar um comentário