Apesar do baixo volume do seu manancial o Rio das Contas oferece condições de suprir o abastecimento de água da cidade no período de escassez de chuva
Desde as 21h de terça-feira (19/3), o abastecimento de água do centro e bairros de Jequié, já está sendo feito pelo Rio das Contas, com a entrada em operação da Estação de Tratamento de Água-ETA localizada nas proximidades da Barragem da Pedra. Duas bombas foram colocadas em funcionamento pela Embasa produzindo uma vazão média de 300 litros/seg. A entrada do sistema em atividade se fez necessário em face a redução drástica do volume do Rio Preto do Criciúma, a partir do último sábado, 16. A administração local da Embasa, avalia que, com a colocação da nova captação em atividade, o abastecimento de água da cidade retornará à normalidade dentro das próximas horas.
População de Jequié convive com problemas no abastecimento de água
A população de Jequié vem convive nos últimos dias com problemas decorrentes da falta de abastecimento de água em vários locais. Moradores de diversos bairros da cidade afirmam que o problema se agravou no último final de semana. A dona de casa, Rita Ferreira, 63, moradora da Travessa Senhor do Bonfim, Jequiezinho, revelou que a situação perdura pelos últimos oito dias, “não temos água sequer para fazer o alimento”. No centro da cidade, o abastecimento de água foi interrompido nas últimas horas. De acordo com o escritório local da Embasa, o desabastecimento na área central foi decorrência da quebra de um equipamento da unidade localizada na Avenida Lomanto Júnior. “O problema estará sendo resolvido nas próximas horas, garante a funcionária, Maria Tereza, chefe do escritório da empresa. A redução do volume de água [em razão da escassez de chuva] no manancial do Rio Preto Criciúma, tende a agravar o problema de abastecimento principalmente nos bairros periféricos. Segundo a representante da empresa concessionária, já está sendo preparada a colocação em funcionamento do sistema de captação do Rio das Contas, para manter o abastecimento da cidade em condições de normalidade. (Jequié Repórter).
Nenhum comentário:
Postar um comentário