segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Yoani Sanchéz desembarca no Brasil e diz que protestos foram “banho de democracia”



Jequieense Dado Galvão recepcionou a cubana Yoani Sánchez no aeroporto de Recife em meio a manifestações de protesto (foto reprodução Uol)
A dissidente cubana Yoani Sánchez, autora do blog ‘Geração Y’, desembarcou a 1h da manhã desta segunda-feira (18/2) ao Brasil, primeira etapa de uma viagem de 80 dias que a levará a uma dezena de países da América e da Europa. Yoani, de 37 anos, desembarcou em um voo procedente de Cidade do Panamá ao aeroporto internacional Guararapes, da cidade de Recife, onde a esperavam vários amigos, entre eles o roteirista jequieense  Dado Galvão, seu anfitrião no Brasil. A blogueira cumprimentou os jornalistas que a esperavam e prometeu que mais tarde daria declarações no mesmo aeroporto. À noite, na cidade de Feira de Santana, ela participará da sessão especial de projeção do documentário ‘Conexão Cuba-Honduras’, produzido por Galvão e no qual ela é uma das entrevistadas. Yoani  seguirá inicialmente em avião para Salvador, e de lá irá de carro até Feira, onde na  terça-feira (19) ela concederá   entrevista e terá uma sessão de autógrafos de seu livro ‘De Cuba, com Carinho’ e participará de um debate sobre liberdade de expressão e direitos humanos. Na quarta-feira fará turismo em Salvador e depois partirá rumo a São Paulo, onde suas atividades se prolongarão até sábado, 23. 
Protestos – No desembarque em Recife  manifestantes leram uma carta aberta na qual diziam que o blog dela é um meio de desinformação e que faz uma campanha anti-Cuba. Eles também jogaram dólares falsos na direção da blogueira. O protesto não aborreceu a blogueira que disse que gostaria muito que em seu país as pessoas pudessem fazer o mesmo. “Foi um banho de democracia e pluralidade, estou muito feliz e queria que em meu país pudéssemos expressar opiniões e propostas diferentes com esta liberdade”, disse. (Jequié Repórter).

Nenhum comentário:

Postar um comentário