sábado, 9 de fevereiro de 2013

Caminhada com frequência faz bem a saúde



Depois que se larga o cigarro, o exercício físico é o movimento mais poderoso que se pode fazer para eliminar a dor e a imobilidade que a doença arterial periférica (DAP) causa e para reverter a obstrução arterial que piora a situação.
O exercício realiza a mágica de reduzir os níveis de inflamação na corrente sanguínea, tornando as paredes arteriais mais flexíveis e melhorando a forma como os músculos usam o oxigênio. Ele estimula a abertura dos menores vasos das pernas e o desenvolvimento de novos, ajudando a distribuir oxigênio e nutrientes para os músculos.
Caminhar é o melhor exercício para auxiliar a DAP, desde que seja praticado com regularidade. Isso significa uma caminhada diária ou, pelo menos, uma caminhada de cerca de 30 a 60 minutos na maioria dos dias da semana. Comece caminhando até sentir dor. Então, descanse. Depois, recomece. Tente se forçar um pouco mais, caminhando mesmo com dor por um curto período. Não é possível danificar os músculos, e isso fará com que os vasos sanguíneos cresçam.
Estudos mostraram que pessoas com essa doença conseguem deter o avanço dos sintomas se param de fumar e passam a se exercitar com frequência, e na maioria há melhora dos sintomas e aumento na distância percorrida sem dor – o que também significa redução no risco de infarto do miocárdio e de AVC..(SHOWJA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário