sábado, 7 de agosto de 2021

Uesb define Processo Seletivo Especial para 2021.1

Uesb realizará o Processo Seletivo Especial para ingresso de novos estudantes. (Foto Divulgação/Ascom UESB).

Considerando as questões da pandemia de Covid-19, a suspensão das atividades presenciais e, diante desse contexto, a impossibilidade de realização do Vestibular 2021, neste ano, a Uesb realizará o Processo Seletivo Especial para ingresso de novos estudantes. Os dispositivos da resolução que instituirá e regulamentará todo o processo foram definidos em reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uesb (Consepe), na quarta )4.08.) O Processo Seletivo Especial acontecerá, em caráter excepcional, para o ingresso no período letivo 2021.1, previsto para iniciar em dezembro deste ano. “Essa Resolução traz uma característica importante, porque mantém os requisitos já regulamentados pelas resoluções da Uesb em relação ao ingresso”, explica o pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Pereira. Isso quer dizer que estão mantidos os parâmetros de 50% das vagas destinadas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 50% das vagas para o Processo Seletivo Especial. O pró-reitor reforça também que serão preservadas as modalidades de seleção: vagas para ampla concorrência; e reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, com 70% delas para os candidatos que se autodeclaram negros. Além dessas categorias, o Processo Seletivo Especial contará com as cotas adicionais, como acontece no Vestibular Uesb. Assim, para cada curso, são acrescidas uma vaga para candidatos quilombolas, uma vaga para candidatos indígenas e uma vaga para candidatos com deficiência.

Como será? – Sem as tradicionais provas, a seleção será realizada por meio da análise das notas dos estudantes, tanto no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) quanto no Ensino Médio. Ao se inscrever, o candidato poderá optar pelo Critério de Seleção 1, com a avaliação da nota do Enem dos anos de 2016, 2017, 2018 e 2019. Também estará disponível na inscrição, a opção pelo Critério de Seleção 2, no qual o candidato concorrerá utilizando a média geral do Ensino Médio. Nesse último caso, o estudante irá apresentar uma comprovação do seu histórico escolar e a certificação de que concluiu o Ensino Médio. “Lembrando que, para o Critério 2, também estão incluídas as certificações pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e pela Comissão Permanente de Avaliação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, que também certifica os estudantes nesse modelo de desempenho”, acrescenta o pró-reitor de Graduação.

Bônus regional – Desde 1981, o Vestibular Uesb tem sido a porta de entrada da população regional para o Ensino Superior. Pensando nisso, o Consepe discutiu, ainda, uma maneira de favorecer aqueles que formam o principal público do Vestibular Uesb. O reconhecimento será a partir do “Bônus regional”. Com ele, os candidatos que comprovarem domicílio eleitoral nas cidades que integram os três territórios de identidade, no qual a Uesb está inserida, obterão o acréscimo de 10% de bônus na nota final. Estão incluídos, assim, os municípios que integram o Território Médio Sudoeste, o Território Médio Rio de Contas e o Território Sudoeste Baiano. A estrutura do Processo Seletivo Especial busca responder às preocupações da Uesb como uma das principais ferramentas de acesso ao Ensino Superior no interior da Bahia, ponderando o risco à saúde coletiva, no período delicado em que a pandemia ainda se encontra. “Nós entendemos que a Uesb mantém o seu padrão de qualidade na formação técnica, científica, social e de inclusão, que tem sido uma marca da política de acesso e permanência estudantil da nossa Universidade”, destaca o professor Reginaldo Pereira. As próximas etapas são a publicação da Resolução e do Edital do Processo Seletivo Especial, previstos para as próximas semanas. (Ari Moura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário