domingo, 4 de julho de 2021

Professor ensina a fazer fossa ecológica em Jequié

Hoje vamos acompanhar a execução de uma fossa ecológica pelo professor Delivaldo Cruz. Funcionário da Prefeitura Municipal de Jequié, lotado na Secretaria de Educação, coordenador do Programa Despertar/SENAR, o professor Delivaldo Cruz vem desenvolvendo um importante projeto de saneamento básico na Zona Rural de Jequié, o referido projeto visa a construção de Fossas Ecológicas ou TEvap – Tanque de Evapotranspiração, conhecida também por Fossa de Bananeira.

A idéia do projeto surgiu nas discussões dos encontros de diagnóstico sócio ambiental realizado nas escolas localizadas na zona da mata de Jequié. Sendo um município com três biomas: Caatinga, Mato-cipó e Mata Atlântica e, sem contar com saneamento básico na zona rural, a preocupação com o meio ambiente e o estabelecimento de melhor qualidade de vida para os locais foram os principais motivos para a execução do projeto. Alunos, pais e comunidade local apontam a poluição das águas dos rios e córregos como um dos principais problemas ambiental a ser resolvido tendo em vista tanto a geração atual quanto a futura. A contaminação dos rios e riachos com esgotos domésticos, fossas construídas indevidamente tem comprometendo a saúde nos moradores, principalmente com diagnostico de verminoses com implicações danosas para a saúde pública e o equilíbrio ambiental dos ribeirinhos.

Segundo o professor Delivaldo Cruz, com o apoio e parcerias de equipes técnicas da FUNASA/SUEST/BA/SODEA, Diretoria de Meio Ambiente, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Infraestrutura e outros setores da prefeitura foram instalados com êxito dois sistemas de TEvap nos povoados da Marcela e do Emiliano em Jequié, assim como na zona rural dos municípios de Apuarema e de Itatim.

O projeto despertou a atenção e a curiosidade dos moradores da região de Itatim, onde o sistema foi instalado no povoado de Lagoa de Tanquinho sob a coordenação do professor. A novidade além de atrair a atenção local, necessitou de uma pequena equipe. Presente, o Blog Zenilton Meira foi responsável pelo registro da construção da fossa pelo pedreiro Gil Santos na propriedade da professora Marivone e seu esposo Vando Pimentel. A iniciativa é uma excelente idéia para os demais moradores da região que, com os benefícios podem aderir ao feito. Assim, ganha a comunidade e a natureza agradece e retribui.

O Programa Despertar é um dos Programas de Promoção Social do Sistema FAEB/SENAR tendo como principais parceiros os Sindicatos dos Produtores Rurais e Prefeitura Municipal de Jequié. (Zenilton Meira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário