sábado, 26 de junho de 2021

Um rio de histórias

Das lembranças ao reencontro, as vozes de um São Francisco que não para de mudar

De história em quadrinho premiada, à produção alemã que atravessou continentes para chegar ao Brasil, é surpreendente o caminho de quem é despertado a revelar histórias reais sobre o Velho Chico. A seguir, duas trajetórias bem distintas que mostram diferentes faces de um mesmo rio. Em comum, o fato de terem sido agraciadas com reconhecimentos internacionais importantes, o alerta sobre a necessidade de recuperar e conservar o rio, para mantê-lo vivo, e a lembrança de outros tempos.

Saindo de Belém do São Francisco, cidade pernambucana banhada pelo Velho Chico, cruzando todo o estado de Pernambuco e chegando a Monteiro, na Paraíba. Durante 15 dias, a jornalista e quadrinista Gabriela Güllich e o fotojornalista João Velozo percorreram mais de dois mil quilômetros para a produção da reportagem que deu vida ao livro São Francisco, narrativa visual que venceu em 2020 o festival Troféu HQMIX, o mais importante prêmio de quadrinhos da América Latina. A obra foi publicada por meio de financiamento coletivo no final de 2019.

Passando por todas as cidades do Eixo Leste da Transposição do São Francisco, a dupla reuniu informações para a construção de um projeto inovador que une quadrinhos e fotografia em uma narrativa jornalística que aborda água, seca e obra. Para isso, trazem à tona relatos de cidades banhadas pelo Rio São Francisco, fatos como a construção da Barragem de Itaparica, o exemplo de seca no Rio Pajeú e detalhes da construção do Eixo Leste da Transposição.

Natural do Agreste Pernambucano, o fotojornalista João Velozo, premiado pelo Yunghi Grant 2018 por seu trabalho cobrindo o Semiárido e as populações que lutam contra a falta de acesso à água no nordeste brasileiro, conta que a primeira vez que viu o São Francisco foi em uma excursão da escola quando tinha cerca de 14 anos.

Até hoje se lembra de como ficou abismado com o tamanho do rio que, segundo ele, parecia não ter fim.

Foi naquele momento que eu passei de fato a respeitar e admirar o São Francisco como uma força da natureza. Creio que a sua importância transparece muito no livro, porque o São Francisco é tratado também como um personagem. Ele é a água que inunda e que também garante a vida. Infelizmente, está terrivelmente ameaçado e fragilizado, o que fica bastante claro ao longo da história.”
João Velozo

Diálogo entre gerações

As crianças e os adolescentes também podem se conscientizar sobre a realidade do rio e sua relevância para nossa sociedade a partir de produções lúdicas, mas carregadas de significado. Esse é o caso do livro infanto-juvenil Tio Flores, produzido originalmente em alemão com o nome Onkel Flores e agraciado com o Klima-Buchtipp, prêmio dado pela Academia Alemã de Literatura Infantojuvenil aos livros de conteúdo ambientalista.

Escrito por Eymard Toledo (site em alemão), uma mineira de Belo Horizonte que passou sua infância num contato estreito com o São Francisco e que hoje mora em Main, na Alemanha, a obra mostra o cotidiano das pessoas que vivem na região do Rio São Francisco, compara os ofícios antigos com as atividades econômicas atuais e aborda a poluição dos rios.

A ideia surgiu em 2013 quando veio ao Brasil com os filhos e visitaram um local que Eymard frequentava muito com o pai quando pequena: um clube de pesca às margens do São Francisco, próximo a cidade de Três Marias, em Minas Gerais.

Foi um choque ver que as águas do rio, que na temporada de julho costumavam ser cristalinas, estavam turvas. As margens que eram cobertas de uma mata verde e densa se transformaram, estavam devastadas e, para nossa tristeza, quase não havia peixes.”
Eymard Toledo

O reencontro com Seu Beijo, um grande amigo de pesca do pai que passou a vida toda naquela região, a despertou para uma realidade preocupante. “Ele contou que uma fábrica de zinco na margem oposta contribuía para essa mudança. Quando chove muito, a bacia de dejetos da empresa transborda e o rio fica vermelho, numa extensão de no mínimo 20 km, e milhares de peixes vêm à tona e morrem. Dourados, matrinchãs, mandis, surubins e outros foram facilmente pegos pelos moradores que comiam os peixes contaminados. Uma catástrofe, fiquei muito impressionada”, lamenta Eymard.

Em 2018, Tio Flores foi publicado nos Estados Unidos com o nome The Best Taylor of Pinbauê, pela Editora Seven Stories Press, e na França, pela Editora Anacaona, com o título Tonton Couture.

Um rio eterno   

E você, quando pensa na dobradinha Literatura e Rio São Francisco, o que vem à mente? A professora de Literatura do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Estado de Pernambuco, mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, Ariane Samila Rosa é categórica ao responder:
“antes de tudo poesia, depois, criação”.

Dentro da sua atuação no Sesc, ela destaca o trabalho do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Literatura (Nepel), um espaço de estudo teórico-prático sobre a obra dos escritores do Vale do São Francisco que tem como objetivo fomentar a linguagem literária do Sesc Petrolina, incentivando o estudo da literatura, assim como a produção escrita e a formação de pesquisadores na área.

O Rio São Francisco faz parte do processo criativo de vários autores do Vale do São Francisco. Alguns aproveitam dos seus elementos e de seus mitos para o enredo das narrativas, como fez a autora Socorro Lacerda ao escrever O Mistério do Sumiço do Velho Chico, um livro para crianças grandes e pequenas que reconta uma das lendas mais conhecidas da região, a da serpente na Ilha do Fogo.”
Ariane Samila

A seguir, Ariane destaca outras obras escritas sobre o rio:

·         Um quadro à margem do Rio São Francisco, que está no livro Vaga – Lumear do poeta Virgílio Siqueira, é dos poemas mais profundos que conhece.

·         No gênero Conto, recomenda o livro Olho morto amarelo, de Bruno Liberal, que ganhou em 2012 o Prêmio Pernambucano de Literatura na categoria Sertão.

·         Também estão na lista os escritos de Maria Izabel Muniz Figueiredo. Era uma vez… Lendas de Juazeiro e cidades ribeirinhas do Vale do São Francisco é, segundo Ariane, uma das maiores referências sobre esse universo.

Essas e outras obras cumprem, segundo ela, a importante missão de contribuir para o tecimento da memória de um rio em constante transformação.

Afinal, enquanto houver rio, mesmo que na lembrança, haverá história.

http://Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Andréia Vitório

(Blog Ari Moura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário