sábado, 15 de maio de 2021

Relatório aponta problemas no “Palácio das Artes”

 

A capacidade do Palácio das Artes chega a mais de 800 lugares, desativados a vários anos. (Foto Divulgação).

Palco do antigo Cine Auditorium espaço para grandes apresentações culturais. (Foto Divulgação).

Um dos problemas sérios do Palácio das Artes é o forro que caiu. (Foto Divulgação).

A reportagem deste blog recentemente publicou matéria sobre a situação do prédio do antigo Cine Auditorium que foi adquirido pela Prefeitura Municipal de Jequié na gestão do então prefeito Reinaldo Pinheiro para funcionar um centro de cultura que depois passou a ser chamado de “Palacio das Artes”. Na quarta-feira (12.05.) a reportagem do blog foi informado pelo diretor da secretaria Municipal de Cultura e Turismo Marcos Tanzinho, que foi feito um levantamento da situação do prédio e apresentado um relatório (abaixo).

RELATÓRIO DA MANUTENÇÃO REALIZADA

NO PALÁCIO DAS ARTES

Introdução:

Este relatório visa demonstrar o trabalho de limpeza realizado no Teatro Palácio das Artes no dia 23 de março de 2021. A Secretaria de Cultura e Turismo tem a função de criar, manter e apoiar espaços culturais que visam reconstruir a memória cultural. Neste propósito foi realizada uma vistoria em espaços culturais de manifestações artísticas do município, possibilitando uma intervenção imediata com efeito reparador por conta da grave situação em que se encontravam estes equipamentos. No Palácio das Artes foi encontrado diversos materiais decorativos em estado de decomposição, objetos quebrados, muita poeira, lixo e umidade.

Trabalho de limpeza realizada:

O trabalho foi realizado em parceria da Secretaria de Infra Estrutura com a Secretaria de Cultura e Turismo.

 Desenvolvimento:

Dia 23/03- limpeza geral no Palácio das Artes:

Retirada de entulho, lixo e objetos com ajuda de equipe de servidores do serviço público, veículos de carga e carro pipa.  Os espaços internos como palco, foyer, salão, assentos, salas, camarins e sanitários foram lavados.

?Deve ser pensado em curto prazo em uma reforma geral ou uma reforma parcial  para o espaço;

Obs: Uma boa reforma irá valorizar o espaço e conservar o prédio.

A reforma deve ser realizada sem mudança nas características do prédio;

Obs: A curto prazo deve ser realizado o tombamento do prédio, pois além de proteger  fazendo a conservação ser obrigatória pelas próximas gestões, isso fará com que as características deste patrimônio não possam ser alteradas. Mais se não for possível uma reforma geral que seja feita uma manutenção, Como pinturas, concertos dos banheiros camarins, iluminação, banheiros ,concertos no telhados, ar condicionados. Essas ações  já ajudaria manter o prédio em funcionamento .

Conclusão:

A conservação de um dos prédios públicos tem uma grande importância para a cultura do município, portanto é necessária a limpeza e manutenção periódicas. O Palácio das Artes, patrimônio cultural de Jequié, é um prédio importante para realização shows de artistas locais e que anseiam por dias melhores no setor artístico tão afetado com o longo período de pandemia. É de interesse da SECUT que este espaço continue servindo à comunidade, assim que houver autorização, para reuniões, gravações de lives, ensaios, oficinas, cursos, etc. Para tanto, é necessário mente-lo limpo, deixar o espaço  pronto para atender a população e para ser utilizado pela classe artística.

Jequié, 25 de março de 2021

Arnaldo Marcos Santana Cerqueira

Coordenador de Equipamentos Culturais

Decreto nº 12.474/2021.

(Blog Ari Moura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário