quinta-feira, 29 de abril de 2021

QUEIJARIA ZIZI DA FAZ. SÃO FRANCISCO/ORIENTE NOVO, PRESTES A RECEBER A CERTIFICAÇÃO DO SIM

 

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé e ao ar livre

A Queijaria Zizi e a produção de tilápia da Fazenda São Francisco, na região de Oriente Novo, em Jequié, deverão receber a Certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), em breve. Com o selo, ambas estarão habilitadas a comercializar seus produtos no mercado formal e institucional.

Tal condição permitirá a promoção do desenvolvimento econômico desses pequenos empreendimentos rurais que beneficiam produtos de origem animal, influenciando positivamente na empregabilidade, na capacitação de profissionais e, principalmente, na comercialização de produtos com maior segurança sanitária e qualidade.

O Município também ganha, pois os estabelecimentos formalmente instituídos promovem um incremento ao ICMS, resultado da emissão de notas fiscais e também pelo processamento e agregação de valor à produção primária.

Em Jequié e região, esse trabalho vem sendo executado por uma equipe comporta pelo veterinário Weldon Fagundes; pelo projetista Sassá e pelo tecnólogo Sávio Lopes.

Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
O SIM é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município, tendo como atribuições, inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos; realizar o registro sanitário dos estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos; proceder a coleta de amostras de água de abastecimento, matérias-primas, ingredientes e produtos para análises fiscais; notificar, emitir auto de infração, apreender produtos, suspender, interditar ou embargar estabelecimentos, cassar registro de estabelecimentos e produtos; levantar suspensão ou interdição de estabelecimentos; realizar ações de combate a clandestinidade; realizar outras atividades relacionadas a inspeção e fiscalização sanitária de produtos de origem animal que, por ventura, forem delegadas ao SIM.

São objeto de inspeção e fiscalização do SIM, entre outros os animais destinados ao abate, seus produtos, subprodutos e matérias-primas; o pescado e seus derivados; o leite e seus derivados; os ovos e seus derivados e o mel de abelha, a cera e seus derivados. (Souza Andrade)

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e em pé

Nenhum comentário:

Postar um comentário