terça-feira, 6 de abril de 2021

Prefeitura de Jequié promove evento virtual para amenizar impactos no setor cultural em tempos de pandemia

Com o objetivo de prestar apoio aos trabalhadores da cultura, cujas atividades foram severamente afetadas por conta da pandemia da Covid-19 e, ao mesmo tempo, promover a celebração pública às datas comemorativas relativas aos eventos pertencentes à agenda cultural, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoveu, no dia 27 de março, a exibição do projeto Março Cultural, evento virtual, gravado em formato de show ao vivo, na Casa da Cultura Pacífico Ribeiro, no dia 20 de março. O projeto contou com apoio do Governo Federal, através da Secretaria Especial de Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, por meio da Lei Aldir Blanc, além de recursos próprios do município.

gravação do projeto respeitou todos os protocolos de higiene e preventivos contra a disseminação da Covid-19 e os trabalhadores participantes, entre eles artistas das áreas da música, dança, teatro, arte circense, pintura e literatura mantiveram o uso de máscara, álcool em gel, distanciamento físico, bem como todos os instrumentos utilizados, entre equipamentos de som e microfones, foram devidamente desinfetados, de uma apresentação para outra.

O Março Cultural homenageou o Dia Internacional da Mulher, Dia da Poesia, Dia do Artesão, Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo, além da memória do poeta e letrista jequieense Jorge Salomão, falecido em 2020. Tendo sido dividido em quatro blocos, com horário de apresentação de cada artista pré-fixado, para evitar aglomeração, o evento gravado contou com a participação de profissionais das diversas linguagens artísticas, como artistas plásticos que pintaram quadros, ao vivo, e se apresentaram simultaneamente no espaço.

“Este evento foi pensado para ser no formato live, justamente para evitar aglomeração e assim, manter o enfrentamento à Covid-19. Tendo sido executado com vistas a prestar apoio aos trabalhadores da cultura. O conjunto musical que acompanhou os vários cantores foi o Rosy e Banda, a sonorização e a iluminação foram contrapartidas de projetos do Edital Resistência Cultural, da Lei Aldir Blanc. Já os cachês de todos os artistas e dos apresentadores do evento serão pagos com recursos próprios da Prefeitura de Jequié. A seleção dos artistas foi com base no cadastro sociocultural que vem sendo realizado na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, a partir de uma demanda espontânea e sugestão de membros da classe artística, que estão passando por sérias dificuldades financeiras em decorrência de terem interrompidas suas atividades por conta da pandemia.”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton. (PMJequié(

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário