quarta-feira, 24 de março de 2021

O MÉDICO VETERINÁRIO, A SAÚDE PÚBLICA, SAÚDE ÚNICA E MEIO AMBIENTE

                                     Por Oscar Vitorino Moreira Mendes

Não gostaria de ser repetitivo, no entanto, sinto-me no dever de elucidar mais uma vez à sociedade, a importância do Médico Veterinário para a humanidade, uma vez que, mesmo depois de muitos avanços tecnológicos e científicos, ainda existe uma visão limitada da sociedade sobre a atuação do médico veterinário no contexto da Saúde. Afirmar que o médico veterinário é um profissional que se dedica, exclusivamente, à cura de enfermidades de animais de companhia é coisa do passado. É ledo engano imaginar-se que esse profissional tem no bojo de suas atribuições apenas tarefas tão restritas. Sem dúvida, essa missão é considerada fundamental e de grande importância para a vida dos animais, principalmente os Pets; proporcionando, certamente, uma grande visibilidade para a profissão, haja vista que, segundo dados de pesquisa: o Brasil tem mais de 70 milhões de cães e gatos interagindo diariamente com as famílias. De acordo com o IBGE, mais de 44% dos lares brasileiros possuem pelo menos um cachorro e quase 18% das famílias convivem com gatos em casa. Demonstrando, dessa forma, ser fundamental a presença do médico veterinário para que a relação entre os humanos, seus pets e o ambiente onde vivem seja harmoniosa e saudável. Essa interdependência entre as saúdes humana, animal e ambiental é chamada de Saúde Única.

Indiscutivelmente, a principal missão do veterinário é preservar a saúde dos animais e, por conseguinte, da humanidade. Mas não é tão somente, cuidar dos Pets, no atendimento e acompanhamento clínico desses animais, afinal, mudanças de comportamento e de tecnologias, modificaram a realidade de mercado e por conta disso mudou também o perfil do profissional moderno, associado às crescentes

necessidades de bem estar da população, fazendo com que o mercado de trabalho passasse a exigir cada vez mais habilidades e proficiência daqueles que sonham com um lugar ao sol. Dessa forma, podemos afirmar que a profissão do médico veterinário teve de se adaptar às novas tendências do mercado, considerando-se que a sociedade evoluiu, o consumidor está mais exigente e o sucesso de qualquer negócio hoje é a manutenção da qualidade do produto. Por essa razão, podemos afirmar que o homem tem sido o principal beneficiário, tendo ao seu dispor, alimentos em quantidade e com qualidade, ambiente saneado, com controle de doenças transmissíveis, e a compreensão de fenômenos básicos relacionados com os processos reprodutivos e com as doenças não transmissíveis, sendo proporcionados estes fatores devido a esse profissional.

É notório! A sociedade brasileira ainda desconhece a amplitude da atuação do médico veterinário na saúde pública. Nos últimos anos, a discussão sobre o papel do médico veterinário na saúde pública tem sido uma das principais pautas na profissão no Brasil, sendo que a partir do ano de 2003, o debate sobre o papel do médico veterinário na saúde pública articula-se de forma mais estruturada, com a criação da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Não obstante, destacamos ainda que Resolução Normativa do Conselho Nacional de Saúde – a CNS 287/1998 que incluiu o Profissional de Medicina Veterinária entre os Profissionais de Saúde, favoreceu o ingresso do Médico Veterinário no corpo de profissionais que atuam nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF.

Nesse contexto, para a presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV) do CFMV, a Méd. Vet. Sthenia dos Santos Albano Amora “O médico veterinário dentro do NASF dá apoio em áreas que o SUS não consegue prestar em suas unidades de pronto-atendimento”. Faz visitas domiciliares para o diagnóstico de riscos, possibilita a educação em saúde, entre outras”, desmitificando o entendimento comum de que o papel do médico veterinário no Sistema Único de Saúde (SUS) é exclusivo para o controle de zoonoses. Ela prossegue: “O papel do profissional na Saúde Pública deve ser visto em seu mais

amplo aspecto, pois envolve todos os organismos vivos, dos mais rudimentares até o homem”.

Por essa razão, a população precisa saber que esse profissional não se limita a exercer tão somente a essa importante missão do tratamento clínico-cirúrgico dos Pets. Não, estamos muito além. Também fazemos parte de um complexo chamado SAÚDE ÚNICA. O conceito de Saúde Única vem do inglês One Health, e foi pensado pelo médico veterinário, Dr. Calvin W. Schwabe para traduzir a união indissociável entre a Saúde animal, humana e ambiental. A Medicina Veterinária mostra a importância do seu trabalho para a Saúde Única por meio dos serviços prestados à sociedade, no cuidado com a saúde e bem-estar de animais, preservação da saúde pública e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta. É justamente dessa totalidade que trata a Saúde Única: a saúde dos seres vivos e do planeta.

Diga-se de passagem, que a atuação do médico-veterinário na Saúde Única é exercida desde os primórdios, na origem da Medicina Veterinária, prevenindo, controlando ou erradicando doenças, garantindo a saúde animal e a qualidade e inocuidade dos alimentos de origem animal para a população. Ela se coloca como sentinela avançada da saúde pública, estabelecendo a profilaxia das doenças de animais transmissíveis ao homem, as chamadas zoonoses. Portanto, repensem sempre sobre a importância social do médico veterinário, do seu dever, na qualidade de vida da população, na produção de alimentos de qualidade para o homem, participando de todas as etapas da cadeia produtiva, desde o ambiente de criação, nutrição, reprodução, saúde animal, manipulação, inspeção e tecnologia dos alimentos.

Tudo isso mostra que Louis Pasteur, cientista francês, estava certo quando dizia:

“A Medicina cura o homem, a Medicina Veterinária cura a humanidade.”

Méd. Vet. e Prof. Aposentado da UESB

Secretário da Associação de Méd. Vet. de Jequié


Nenhum comentário:

Postar um comentário