quinta-feira, 25 de março de 2021

Bolsonaro anuncia medidas de ajuda a santas casas e hospitais filantrópicos


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apresentou, nesta quinta-feira (25), novas ações para apoiar mais de 1.600 Santas Casas e Hospitais Filantrópicos em todo o Brasil. A principal medida consiste em oferecer aos hospitais linhas de crédito na Caixa Econômica Federal. O anúncio foi feito em cerimônia solene no Palácio do Planalto, com a presença do presidente do banco, Pedro Guimarães. 

As medidas dão às unidades de saúde a possibilidade de pausar por 180 dias os contratos de crédito, além da ampliação do prazo de pagamento de 84 para 120 meses e a disponibilização da nova modalidade CAIXA Hospitais Pós, que tem taxa pós-fixada de 0,29% a.m. + CDI, 42% menor em relação às atuais. as entidades podem solicitar pausa nas operações já contratadas do CAIXA Hospitais, CAIXA Giro SUS e CAIXA Hospitais FGTS.

"Sobre nossas Santas Casas, tenho um carinho muito grande por elas, porque minha vida foi salva por elas, a de Juiz de Fora, em 6 de setembro de 2018.  Mas quero fazer uma homenagem também, não só aos funcionários que trabalham na Santa Casa de Juiz de Fora, mas também ao deputado Toninho Pinheiro e ao seu filho Pinheirinho, que continuam me abastecendo de sugestões para que as Santas Casas possam melhor trabalhar", afirmou o presidente durante o discurso. 

Já na linha CAIXA Hospitais Pós, as Santas Casas e hospitais filantrópicos podem utilizar os recursos para investimentos ou para compor fluxo de caixa, com carência de até seis meses para pagamento da primeira parcela, podendo escolher a melhor alternativa de aplicação frente a sua realidade financeira.

O CAIXA Hospitais é uma linha de crédito destinada às entidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), que tenham recursos financeiros a receber do Ministério da Saúde referentes aos serviços ambulatoriais e de internações hospitalares prestados. Em 2020, a CAIXA já havia reduzido a taxa média da carteira em 45% das praticadas até 2018. O desenho da nova modalidade permitirá às entidades acessarem condições ainda melhores, de acordo com seu perfil. (Bahia Notícias)


Nenhum comentário:

Postar um comentário