quinta-feira, 11 de março de 2021

AJECE CELEBRA SEUS 27 ANOS DE FUNDAÇÃO COMO REFERÊNCIA EM INCLUSÃO SOCIAL

 Foto arquivo: Antiga comemoração de aniversário da AJECE Da esquerda para a direita, de forma subsequente, padre Roberto Oliveira, Luzinete Maria, Antônio Carlos e pastor Ivan Luiz.

A Associação Jequieense de Cegos – AJECE – celebrou nesta quarta-feira (10mar21) 27 anos de sua fundação. A data foi lembrada e festejada através de Luzinete Maria, uma das fundadoras da entidade, durante entrevista concedida ao jornalista Souza Andrade (Jequié FM 89,7). Criada em 1994, a AJECE foi idealizada e funcionou na residência de Antônio Carlos e Luzinete. No dia 10 de março daquele ano, a entidade passou a funcionar em uma sala na antiga Creche Vovó Malvina, dando início a sua trajetória com a participação das professoras Edna Nunes e Yeda e seis alunos (Silvana, Joel, Valdir, Jaldo, Raimundo, Ernani- in memoriam).  Antônio Carlos, que também foi professor, foi quem trouxe o braile para Jequié e ensinou as professoras Edna, Yeda e Yara.

Luzinete disse durante a entrevista que ela e Antônio Carlos tinham o sonho de tirar os deficientes de dentro de casa para vida social, já que ambos percebiam que muitos viviam a margem da sociedade. “As pessoas com deficiência visual vivam em casa, escondidos, como pessoas incapazes”, lembra.

Graças a esse trabalho, muitas pessoas ganharam autonomia e chegaram as universidades. Atualmente são assistidas mais de 180 pessoas, desde bebes até idosos. Com a colaboração de muitos parceiros o projeto continua crescendo sempre protagonista, pois, a AJECE é uma referência em inclusão social e educação inclusiva. (Souza Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário