quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

31 de Janeiro em Lafaiete Coutinho – Tema fortalecimento associativismo

Um pouco sobre a APROLAC:

– Foi fundada em 20 de Fevereiro de 2000, com 20 anos atuando ativamente recolhendo leite diariamente de 106 associados atualmente, em 7 unidades de resfriamento com equipamentos próprios

– Movimentamos conta nos Bancos do Brasil e Bradesco nestes 20 anos, atualmente recolhendo 5.000 litros de leite diariamente e movimentando algo em torno de R$ 550.000,00 mensais com produtores de agricultura familiar no município de Lafaiete Coutinho.

– Nossa associação é o segundo maior distribuidor de renda (“empregador”) do município depois da prefeitura municipal.

– Estamos implantando um novo conceito de associativismo com praticas e ações nunca antes colocadas em grande parte da Bahia e temos mobilizados produtores rurais de municípios até 150 Kms de Jequié, buscando tornar a APROLAC uma associação para vários municípios do estado e isto tem dado bons resultados na prática.

O QUE FOI FEITO EM 2020 – REVERTENDO A SITUAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO:

– Controle financeiro e recuperação de caixa para não fecharmos a associação que tanto beneficio traz aos pequenos produtores de leite da agricultura familiar.

– Melhoramos a relação de comunicação com os associados com palestras, treinamentos, visitas as propriedades que tem boas praticas produtivas para conhecerem como poderemos reverter os erros que praticamos na região.

– Pertencimento – Trazendo autoestima ao produtor sofrido fazendo-o acreditar (ter FÉ) e confiança através de suas capacidades não estimuladas por um costume de repetir erros.

– Aumentamos a capacidade destas “máquinas humanas” entendendo que precisamos aprender a pensar, discutir se o que fazemos estamos acertando e mostrando que o erro não se deve repassar responsabilidade a outrem e sim assumir para FAZER A NOSSA PRÓPRIA TRANSFORMAÇÃO sem precisar esperar pelo ente publico como nossa cultura acostumou e perpetuou a nossa pobreza.

– Mostramos que todo agronegócio em volta da Bahia cresceu e empobrecemos por nossa comodidade e incapacidade de enxergar outras forma de acertar.

– criamos nosso site:

aprolac.org

– Criamos nossas comunicações via YouTube, redes sociais Facebook , Instagram com vídeos e palestras e visitas que fizemos em Lafaiete Coutinho, Manoel Vitorino, Catingal e Maracás.

– PROVAMOS QUE O ACREDITAR É TRANSFORMADOR, MAS TUDO DEPENDE DO DESEJO.

PROJETO DE EXPANSÃO APROLAC PARA ANO 2021:

1-      REESTRUTURANDO E AMPLIANDOQUANTIDADE DE RESFRIADORES PARA AUMENTAR PRODUÇÃO E CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO.

2-      FÁBRICA PRÓPRIA DE RAÇÕES PARA OS ASSOCIADOS DA APROLAC.

3-      VIABILIDADE DE AQUISIÇÃO E REPASSE AOS ASSOCIADOS DE PRODUTOS AGROPECUARIOS A CUSTOS MENORES POR ISENÇÃO DE PIS, COFINS, IR E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL.

4-      NEGOCIAÇÃO COM OS MAIORES LATICÍNIOS EM TODA BACIA LEITEIRA.

5-      EXPANSÃO DE NOSSA ÁREA DE ABRANGÊNCIA COM NOVOS ASSOCIADOS E FILIAIS EM OUTROS MUNICÍPIOS.

6-      PARCERIA COM IF-BAIANO CAMPUS  SANTA INÊS – MÃO DE OBRA ESTAGIÁRIOS E PROJETOS TECNOLOGIA AO PRODUTOR RURAL INTEGRANDO O ALUNO AOS PRODUTORES RURAIS.

7-      PARCERIA COM O BNB,BANDO DO BRASIL E CAIXA PARA DESENVOLVER PROJETOS PARA TRAZER EMPRESTIMO DE JUROS BAIXOS PARA O PRODUTOR DE LEITE DA APROLAC.

8-      PROJETO DESENVOLVIDO PARA NOVOS INVESTIMENTOS DE ÓRGÃOS PÚBLICOS PARA APROLAC A FIM DE ATENDER A VÁRIOS MUNICIPIOS DA BAHIA.

9-   NEGOCIANDO CONSULTORIAS TÉCNICAS PARA APROLAC NUM CUSTO MENOR OU PELO SENAR E SEBRAE.

10-   PARCERIA E ASSITÊNCIA TÉCNICA PARA ORDENHAS, RESFRIADORES DA EMPRESA REAFRIO.

11-    TRATATIVA COM O SEBRAE PARA  NOSSO PLANO DE NEGÓCIO E EXPANSÃO TRATANDO O TERCEIRO SETOR COMO UM PLANO DE NEGÓCIO PARA VIABILIZAR PROJETOS DE BENEFICIOS SOCIAIS.

12-    CONTATO COM A EMBRAPA DE CRUZ DAS ALMAS A FIM DE BUSCAR QUAIS PROJETOS TEREMOS O APOIO DESTA MAIS VALOROSA INSTITUIÇÃO MUNDIAL DO AGRO, COM FOCO MAIOR EM CULTIVO DE MANDIOCA E PALMA COMO NUTRIÇÃO PARA O REBANHO DE VACAS.

13-   CONSULTORIA TÉCNICA ESPECIALIZADA PARA ATENDER TAMBÉM O PEQUENO PRODUTOR QUE POR NÃO TER TÉCNICA NEM TECNOLOGIA, ERRA, TRABALHA MUITO E NÃO PRODUZ, PRECISAMOS REVERTER ESTA CULTURA FALIDA.

14- SOLICITAMOS REGIME ESPECIAL A SEFAZ PARA ISENÇÃO DE ICMS PARA COMPRAS COLETIVAS E REDUÇÃO DE CUSTOS DA ATIVIDADE LEITEIRA.

 AÇÕES EM ANDAMENTO:

1-       Estamos crescendo a produção leiteira após 10 anos de retração e necessitando ampliar a capacidade de resfriamento diário de leite nos 7 postos de resfriamento que temos atualmente, adquirindo mais 4 resfriadores com recursos próprios.

2-       Reuniões via web (internet) com produtores de toda Bahia.

3-       Feira de exposição dia 31 de Janeiro (Domingo) durante todo o dia no parque de exposições de Lafaiete Coutinho teremos compra e venda de animais, leilão da APROLAC, reunião com discussões sobre as novas prática a serem adotadas para fortalecer o associativismo , politica de aprimoramento e desenvolvimento de toda cadeia do leite em nosso estado. Participações de vários prefeitos e secretários de agricultura de municípios, produtores de leite, fornecedores. Tudo isto respeitando do distanciamento desde a montagem dos estandes e equipe da saúde e guarda municipal de Lafaiete Coutinho.

4-       Discutiremos as possibilidades de novas filiais da APROLAC em outros municípios como entidade sem fins lucrativos, servindo como modelo e ampliando tais benefícios aos mais carentes e os pequenos produtores, criando mais fonte de rende.

5-       Estamos construindo 2 consultório medico em Lafaiete com 3 especialidades medicas atendendo sem custo a população do município.

Poderíamos ter a honra de ter vocês ou representante da rádio e jornal fazendo uma matéria sobre este tema aqui ou em uma futura entrevista?

Sanney D´ Andrade ( Nascido em Jequié e após 40 anos fora retornando as origens).

Celular: 71 9 9660 9583

WathsApp : 11 9 8346 9042.

(Ari Moura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário