quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Em Jequié, a Avenida Tote Lomanto, na entrada da cidade, passa por requalificação através do Estado


O acesso a Jequié, um dos principais pólos regionais no sudeste baiano, vai ficar mais fácil e seguro. A avenida Tote Lomanto, um dos portais de entrada da cidade, passa por obras de requalificação e de duplicação entre o entroncamento com a BR-116 e o Centro Educacional Simões Filho.

”Com essa iniciativa o Governo do Estado transforma a entrada da cidade pela BR-116, inclusive com a urbanização da rótula, onde se inicia a avenida Tote Lomanto. O projeto tem como foco a melhoria da mobilidade urbana com a duplicação de 1,6km da via e recuperação da pavimentação no trecho seguinte de mesma extensão, dando mais qualidade de vida para quem vive no entorno, com 1,4 km de pista para caminhada, novos passeios e calçadas com acessibilidade, drenagem, iluminação e paisagismo, além das novas praças que terão equipamentos de esporte e convivência, como quadra, pista de skate, parque infantil, quiosques e mirante” detalha o diretor de Infraestrutura e Edificações Públicas da Conder, Francisco Fonseca.

Cidade mais bonita

O aposentado Fernando Ribeiro sempre morou na região, ele acredita que a modernização da avenida não só trará beleza para a cidade, mas também garantirá melhorias no sistema de transporte e qualidade de vida para a população. ”É uma obra de grande importância para a comunidade e para o povo em geral; ela vai mudar a cara de Jequié principalmente por estar localizada na entrada, vai deixar a cidade mais bonita e receptiva”.

Quatro praças ainda serão reformadas ou construídas: da Saúde, Jitaúna, dos Esportes e Maringá, com a implantação de novos equipamentos de lazer e de estímulo à prática de atividades físicas, mobiliário urbano, iluminação pública e dispositivos de acessibilidade. Também está em andamento, na região, a construção de uma nova ponte sobre o Rio de Contas com extensão de 160 metros. A obra ficará ao lado da ponte Teodoro Sampaio já existente, com a função de ligar o bairro Mandacaru ao centro da cidade.

O comerciante e também morador César Matos destacou a importância da construção da nova ponte sobre o Rio de Contas e da requalificação da avenida, ”Esperamos melhorias com essa obra na entrada da cidade; antes a área estava muito maltratada e feia para quem chegava aqui. Essa revitalização junto com a construção da praça e da ponte não apenas trará benefícios para nós comerciantes, que seremos os maiores beneficiados, como também uma nova identidade para Jequié”. (Marcos Frahm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário