Moção de Congratulações pelos 25 anos
de funcionamento ininterrupto do Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC - foi
apresentada pelo deputado Euclides Fernandes ao governo do Estado como
incentivo ao excelente trabalho o setor oferece à população baiana, com um
registro de mais de 200 milhões de atendimentos, além de uma pesquisa onde
95,6% dos entrevistas dos aprovaram o sistema e aplaudiram o atendimento
recebido.
O Serviço de Atendimento ao Cidadão,
reconhecido como modelo de atendimento através de unidades integradas, foi
criado em 1995 com a finalidade de fornecer em um mesmo local atendimento para
emissão de documentos e realização de serviços. Atualmente, possui 82 unidades
de atendimento em todo o Estado, sendo 17 pontos fixos em Salvador e Região
Metropolitana, outras unidades nas maiores cidades do interior, além de três
unidades móveis e mais 40 unidades do Ponto SAC.
A primeira unidade do SAC foi instalada no antigo prédio do Instituto do Cacau, no bairro do Comércio. Com o sucesso da iniciativa, outras unidades começaram a ser instaladas chegando em Feira de Santana em maio de 97. Reconhecendo o sucesso da iniciativa alguns países como Portugal e Colômbia implementaram projetos semelhantes. E o projeto não para de crescer. A última novidade foi a instalação de um posto de coleta de sangue na unidade de Cajazeiras. Coroando o êxito do projeto, a ONU o reconheceu como “modelo internacional de excelência em administração pública”, tendo sido vencedor na categoria de “aprimoramento dos resultados dos serviços público.” (Zenilton Meira)
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