sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Com quase mil alunos IFBA Campus de Jequié anuncia retorno às aulas

As consequências da pandemia do SARS-CoV-2, também chamado de coronavírus ou covid-19, nos colocou num cenário jamais visto ou imaginado. De tal maneira, que completamos no último dia 16 de setembro seis meses sem aula no campus Jequié.

No entanto, muito foi feito em prol do nosso campus, em destaque as ações voltadas aos nossos e às nossas estudantes: lives diversas e diversificadas, disponibilização do auxílio emergencial, ampliação das parcelas e dos valores do auxílio emergencial, atendimentos setoriais por meio virtual (emissão de documentos pela Secretaria de Registros Acadêmicos-SRA, atendimentos médicos e psicológicos, orientações pedagógicas), disponibilização dos kits de alimentos etc.

Contextualizando as AENPE

Em paralelo, reuniões com a Reitoria foram realizadas no intuito de traçar estratégias para amenizar os efeitos da covid-19, dentre elas, a implementação das Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais – AENPE. De antemão, é preciso que fique claro que o IFBA não está se transformando em uma instituição de modalidade EAD, trata-se aqui de uma alternativa pontual e temporária, dadas as circunstâncias da pandemia em curso.

Dito isso e considerando-se a Resolução nº. 19, de 24/08/2020 do Consup, o Departamento de Ensino do campus Jequié realizou diversas reuniões com as Coordenações e Conselhos de cursos, com suas respectivas representações discentes, a fim de organizar a implementação das AENPE em nosso campus.

Para tanto, ficou definido que a programação de início das aulas seria de maneira escalonada, ou seja, datas diferentes para os diferentes cursos. Isso porque as especificidades dos cursos envolvem desiguais contextos, o que permite um melhor planejamento para o início do processo.

O início das AENPE

A partir das referidas reuniões, ficou assim definida a programação para o início das AENPE no campus Jequié:

01/10/2020

Cursos das Pós-graduações e do Mestrado/Profnit

05/10/2020

Curso de Graduação em Engenharia Mecânica

Cursos Técnicos em Eletromecânica e em Informática, nas modalidades Integrada e Subsequente

Programação de acolhimento virtual

Considerando-se o distanciamento social causado pela pandemia da covid-19, torna-se de vital importância uma programação de acolhimento, ainda que virtual, para as devidas acomodações a este novo cenário.

Assim sendo, teremos no dia 05/10/2020 o momento “Acolhimento virtual- explicando o contexto das aulas remotas no campus Jequié”. Será uma atividade inserida no calendário das AENPE, voltada a todo o corpo discente. Devido à determinadas especificidades, os cursos das Pós-graduações e do Mestrado/Profnit iniciarão suas atividades no dia 01/10/2020, como indicado anteriormente, entretanto, estarão envolvidos também nesta programação de acolhimento.

Na oportunidade, serão passadas as informações complementares sobre a programação inicial das AENPE, de acordo com os cursos.

Fique atento e atenta, pois divulgaremos tão breve a plataforma e o link para sua participação na PRIMEIRA AULA REMOTA DO CAMPUS JEQUIÉ.

Ainda que virtualmente, já estamos na expectativa desse reencontro! (Fonte: IFBA campus Jequié)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário