terça-feira, 2 de junho de 2020

Maracás: Prefeitura instala novos respiradores no hospital para atender pacientes com Covid e em novo boletim, Jaguaquara confirma 05 novos casos de Covid-19, perfazendo um total de 30 confirmados.

Prefeito Soya e a secretária Darlene Rosa. Foto: Divulgação
A rede pública municipal de Saúde de Maracás, no Vale do Jiquiriçá, recebeu 04 novos respiradores para reforçar os cuidados a pacientes que porventura venham a apresentar quadro grave da Covid-19. Os equipamentos, segundo a Prefeitura, foram instalados no Hospital Municipal Álvaro Bezerra com o apoio da Largo Resources, mineradora que explora vanádio no município.
Em visita nesta segunda-feira (1º) ao Hospital, o prefeito de Maracás, Soya Novaes (PDT), acompanhado da Secretária de Saúde, Darlene Rosa, comentou a instalação de respiradores num período de pandemia, tendo ressaltado que desde o início de sua gestão a Prefeitura adquiriu outros 06 novos respiradores.
Soya enfatizou que, quando assumiu o cargo, não encontrou sequer um dos referidos equipamentos na unidade hospitalar. ”Os novos equipamentos chegam com o apoio da Vanádio/Maracás, mineradora que tem nos ajudado no combate a Covid-19. Nosso desafio é grande nessa pandemia. Apesar de a nossa Maracás não ter alto índice de pessoas infectadas pelo coronavírus, e eu agradeço a Deus por isso, o empenho é contínuo. Ressaltamos que, quando assumimos a prefeitura, o hospital não possuía sequer um respirador e, ao longo da nossa gestão, já adquirimos, com recursos próprios do município, 06 respiradores, somando agora 10 disponíveis para um momento de emergência”, disse o gestor.
O Hospital Municipal também ganhou uma câmara fria, instalada para o armazenamento e conservação de vacinas. Até esta segunda-feira, conforme dados da Secretaria de Saúde, o município contabilizou 04 casos do vírus. Destes, 02 já foram recuperados e 1 óbito foi registrado na semana passada após transferência de uma mulher de 48 anos com diabetes ao Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, em Jequié, onde segundo a secretária a paciente deve ter contraído a doença e faleceu.
Distrito Stela Dubois tem novos casos de Covid. Foto: Flávio Silva
Depois de um final de semana sem casos de Covid-19, nesta segunda-feira (1º), a Secretaria de Saúde de Jaguaqura informou, através de um card [arte gráfica] em rede social, que foram confirmados mais 05 novos casos do coronavírus no município, num curto período de 24 horas.
O boletim em card trouxe os casos distribuídos por bairros, perfazendo agora um total de 30 confirmados: bairro Cruzeiro (06), Popular (04), Palmeira (04), Muitiba (04), São Jorge (01), Malvina I (01), Casca (01) e o distrito Stela Dubois, localidade margeada pela BR-116, com (07) casos do doença.
Segundo a prefeitura, 14 casos já foram recuperados. O isolamento social é a recomendação da Organização Mundial da Saúde – OMS para evitar o contágio. Cada um precisa fazer sua parte. Quem puder ficar em casa. (Marcos Frahm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário