quinta-feira, 21 de maio de 2020

Jaguaquara não registrou casos de Covid-19 nas últimas 24h; comércio tem 60 dias com restrições

Jaguaquara segue com medidas restritivas. Foto: Blog Marcos Frahm
A Prefeitura de Jaguaquara não emitiu boletim epidemiológico nesta quarta-feira (20), e o município se mantém com 16 casos confirmados do novo coronavírus. Destes, 07 são considerados recuperados pela. Secretaria Municipal de Saúde.
A chegada da Covid-19 ao maior município do Vale do Jiquiriçá mudou a rotina, exigindo adaptação da população para evitar a proliferação do vírus. Desde o início da pandemia, decretos são publicados pela Prefeitura, com medidas restritivas, inclusive impondo regras no funcionamento do comércio, com a deliberação, por meio de decretos do prefeito Giuliano Martinelli pelo escalonamento, com os estabelecimentos funcionando em dias alternados e horário reduzido, dependendo ainda da área de atuação.
Bares, restaurantes, pizzarias e outros do seguimento só funcionam com o sistema de delivery. Academias estão fechadas. Os comerciantes dizem sentir os impactos causados pela crise do novo coronavírus, as autoridades dizem ser fundamental manter o isolamento social.

Prefeito de Santa Inês confirma o primeiro caso importado do novo coronavírus

Emerson Eloi anuncia caso de coronavírus. Foto: Rede social
O prefeito Emerson Eloi (PT), de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, usou as redes sociais na noite desta quarta-feira (20), para anunciar a ocorrência do primeiro caso do novo coronavírus.
Contudo, o gestor revela que trata-se de um caso importado, cujo paciente, embora seja um morador da cidade, encontra-se internado em um hospital de referência da região.
Emerson revelou ainda que o paciente teria recorrido ao hospital em busca de atendimento médico por outro problema e, depois de dias internado, conforme disse o prefeito, foi constatado que a pessoa teria contraído o vírus e o município foi notificado.
Adotando medidas duras em Santa Inês, inclusive com barreiras sanitárias desde o início da pandemia Emerson Eloi apelou em um vídeo pelo isolamento social. ”Fatalmente, isso vai chegar a todos os luares, infelizmente. Mas nós precisamos fazer a nossa parte. A gente vê pelas ruas pessoas que desacreditam. Use máscara, fica em casa, tenha consciência, pessoal”, apelou.

Apuarema é a única cidade da região de Jaguaquara com índice de isolamento social acima de 50%

Apuarema já tem o 1º caso de coronavírus. Foto: Prefeitura
Apuarema, vizinha de Jaguaquara, é a única cidade da região com o índice de isolamento social acima de 50% em relação à prevenção ao novo coronavírus. O município está entre os 16 da Bahia que apresentam índice de isolamento superior de 50%, o mínimo recomendado pelas autoridades sanitárias. As cidades de Jaguaripe e Cairu beiram o percentual de 60%, os demais desses 16, pouco mais de 50%.

Primeiro caso confirmado

Apuarema confirmou ontem, quarta-feira (20), o primeiro caso importado de Covid-19, conforme boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde. A pessoa que testou positivo é do sexo feminino, profissional de saúde que atua no Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, em Jequié, onde pode ter contraído o vírus.
Outras duas pessoas de Apuarema apresentam sintomas da doença, sendo que uma encontra-se internada no HGPV e ambas aguardam resultado de material coletado e encaminhado ao Lacen. (Marcos Frahm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário