sábado, 11 de abril de 2020

PREFEITO DE MARACÁS ENDURECE REGRAS PARA CONTER O CORONAVÍRUS

Com a finalidade de evitar possíveis aglomerações de pessoas, fato que contribui para a rápida disseminação do vírus Covid-19, a Prefeitura de Maracás, no Vale do Jiquiriçá, baixou novo decreto (nº478/2020), publicado no último dia (08abril20), assinado pelo prefeito Soya Novaes (PDT), determinando o fechamento do comércio em geral no âmbito do Município de hoje (sexta-feira, 10) até o próximo dia 24, com possibilidade de prorrogação, por ventura haja mudança do cenário epidemiológico que justifique tal medida, informa o Blog Marcos Frahm.
O Decreto define os setores que devem manter suas portas abertas e os horários de funcionamento de cada, assim como os cuidados que cada estabelecimento deve adotar em relação a higienização dos espaços e proteção dos colaboradores e consumidores, incluindo evitar aglomerações. Somente permanecerão abertos os setores considerados essenciais.
Também alerta para limitação do número máximo de clientes, compatível com o tamanho do estabelecimento, os estabelecimentos devem providenciar o fornecimento de máscaras de proteção e luvas descartáveis para todos os funcionários que estão operando, além de incentivar o pagamento por meios eletrônicos, evitando a circulação de dinheiro em espécie. Estabelece ainda que as empresas devem criar condições mínimas para estabelecer distância mínima de 1,5m (um metro e meio) entre os clientes, filas e caixas.
Feira livre
A feira livre municipal funcionará em horário reduzido, das 05h as 13h apenas com feirantes deste município, e determinada a suspensão de comercializações na feira livre de produtos outros que não pertençam a categoria da agricultura familiar local previamente cadastrados, especialmente comercialização de vestimentas, calçados, acessórios, utensílios domésticos e todos os produtos que não sejam próprios ao natural consumo humano, até o dia 24/04/2020.
Fica suspenso o funcionamento de todas as entidades de ensino, sejam públicas ou privadas, no âmbito do Município de Maracás, até o dia 26/04 e até o dia 24, estão suspensas as atividades dos programas que geram aglomeração de pessoas como: CRAS; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, CREAS; Conselho Tutelar; Cadastro Único/Programa Bolsa Família, e outros.
Maracás ainda não tem caso confirmado do novo coronavírus, mas segundo publicação da Secretaria de Saúde, alguns possíveis casos foram descartados, outros três aguardam resultado de exame e mais de 100 pacientes que estariam com possíveis sintomas da doença estão sendo monitorados. (Na foto, o prefeito Soya). (Souza Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário