domingo, 12 de abril de 2020

Ilhéus: Estudantes fabricam e doam sabão para hospitais e Corpo de Bombeiros

Ilhéus: Estudantes fabricam e doam sabão para hospitais e Corpo de Bombeiros
Foto: Reprodução / TV Bahia
Estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus, no sul do estado, estão produzindo e doando sabão líquido para hospitais da região e para o Corpo de Bombeiros. A cidade de Ilhéus registra até o momento, conforme boletim mais recente da Secretaria da Saúde (Sesab), 29 casos confirmados e uma morte em decorrência do novo coronavírus. Em todo estado são 640 casos com 21 mortes por causa da doença. Conforme reportagem do G1, até este sábado (11), cerca de 230 litros de sabão já haviam sido doados pelos alunos.
A inciativa dos alunos não começou agora. Desde o ano passado os alunos pensavam em fazer sabão, com a preocupação voltada para o descarte de óleo de cozinha de forma inadequada. O produto é desenvolvido a partir da doação do óleo pela comunidade.
“A ideia surgiu com a preocupação nossa e dos alunos de evitar o descarte irregular do óleo de fritura. Então, a partir disso, para defesa do meio ambiente, a gente começou a fazer uma campanha para que a comunidade doasse óleo de fritura para não descartar inadequadamente", disse Joilson Sampaio, professor de química que ajuda na produção do produto à reportagem.
Quando começaram os casos da doença no estado os alunos intensificaram a produção para ajudar hospitais e outros locais que precisam do produto. Uma das forma indicadas para não ser contaminado pelo coronavírus é lavar sempre as mãos com água e sabão.
“A gente conseguiu desenvolver um sabão n laboratório com o PH bastante aceitável. É para uso geral. Quanto serve para lavar os ambientes, quanto serve para lavar as mãos. Inclusive, nos comprometemos semanalmente fazer uma remessa para eles", explicou o professor Joilson. (Bahia Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário