segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Dia de Reis será comemorado na Praça Rui Barbosa



A tradição dos Ternos de Reis deverá tomar conta da Praça Rui Barbosa, em Jequié, nesta segunda-feira, 6, a partir das 18h, em mais uma celebração pública da cultura popular, promovida pela Prefeitura de Jequié, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo, em comemoração ao Dia de Reis. A exemplo do ano de 2018, a data será lembrada com apresentações gratuitas de grupos de reisado, na principal praça da cidade.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, a iniciativa da Prefeitura de Jequié pretende estimular a cultura popular, mantendo, portanto, as manifestações culturais tradicionais, e cumprindo com um dos papeis constitucionais do estado. Os grupos de reisados que participarão do evento são formados por pessoas de todas as faixas etárias, de Jequié e da região, que cantam, dançam, tocam e fazem louvações, numa mistura da tradição de bumba-meu-boi com os elementos cristãos.

Segundo a tradição cristã a comemoração do Dia de Reis é uma homenagem que marca a visita dos “magos do oriente” ao recém-nascido Jesus Cristo. Na noite desta segunda-feira deverão se apresentar o grupo de reisado jequieense “As Pastorinhas”, que já alimenta a tradição por algumas gerações; além do Trio de Reis Boi Jequi – contação, música e história; o Terno de Reis Boi Alegre; o Terno de Reis Três Morros; o Terno de Reis Boi Mimoso, entre outros.
Compromissado com o setor cultural, que nos últimos três anos passou por significativa transformação, tendo feito intervenções fundamentais para o fortalecimento da Cultura e do Turismo locais, o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, vem cumprindo com o seu Plano de Governo, apresentado à população em 2016, notadamente, no setor cultural, cujo órgão competente tem se notabilizado perante a sociedade jequieense, assim como na região. Na medida do possível, as manifestações culturais da cidade, de forma democrática, têm sido apoiadas e incentivadas, especialmente, a partir da realização das festas e eventos pertencentes ao Calendário Oficial do município. Essas ações, além de garantir a manutenção das tradições culturais, auxiliam, sobremaneira, no fomento à economia formal e informal, já que dezenas de vendedores ao redor dos circuitos das festas também comercializam comidas, bebidas, brinquedos e outros produtos, reforçando seus orçamentos familiares e aumentando a circulação financeira no município de Jequié. (P.M.Jequié)


Nenhum comentário:

Postar um comentário