domingo, 22 de setembro de 2019

Ipiaú e Ubatã preservam algumas das maiores árvores da Bahia

Objetivando conscientizar a humanidade sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza, foi instituído na data de 21 de Setembro, “O Dia da Árvore. É mais uma oportunidade de refletir sobre as consequências do desmatamento e da expansão da poluição e lembrar que as árvores são fundamentais para a sobrevivência da espécie humana no planeta, pois proporcionam o oxigênio que respiramos, a sombra que ameniza e os frutos que nos alimentam, além de inúmeras outras benefícios, sem esquecer da importância para a manutenção do equilíbrio ecológico.
Apesar da luta dos ambientalistas o desmatamento prossegue acelerado em todo o país. Na região cacaueira, incluindo aí Ipiaú e municípios circunvizinhos, não seria diferente. Guardando as devidas proporções, a cobertura florestal nativa em Ipiaú apresenta, aproximadamente, o mesmo percentual de redução verificada no sul da Bahia, ou seja, 7% (sete por cento) do que havia no ano de 1945 quando se verificava 85% de florestas. Até o ano de 1960 a mata encontrava no cultivo do cacau, através do sistema da cabruca, um forte aliado. Neste sistema o cacaueiro era plantado à sombra de arvores nativas.
JEQUITIBÁ ROSA
Graças ao sistema da cabruca, algumas árvores seculares ainda são encontradas na região cacaueira. Duas delas são observadas nos municípios de Ipiaú e Ubatã. São jequitibás gigantes com mais de 40 metros de altura, nascidos antes do descobrimento do Brasil. O jequitibá rosa (Cariniana legalis Kuntze ), localizado na fazenda Boa Lembrança, em Ubatã, tem 43,5m de altura e 12,90m de circunferência, com idade estimada em mais de 500 anos.O ex vereador de Ipiaú, Jonga Alcântara, proprietário da fazenda, tem sido um fiel guardião dessa árvore que se encontra na propriedade de sua família e foi batizada com o nome de Sandó, em homenagem ao seu pai, o ex prefeito de Ubatã e deputado estadual, Sandoval Fernandes Alcântara que também era conhecido pelo apelido de Sandó. Excluindo a altura comercial, o jequitibá da Fazenda Boa Lembrança chega a cerca de 56 metros entre a base e a copa. A altura destaca-se na paisagem, é equivalente a um prédio de 20 andares.
Outra árvore da mesma espécie e dimensões parecidas, encontrada no município de Ipiaú, localiza-se na Fazenda Segredo, a uma distancia de apenas 05 Km do centro da cidade e apresenta uma circunferência de 9 metros e 20 centímetros. Sua altura comercial que envolve apenas o tronco, é de 34 mt80cm. Caso a madeira fosse transformada em pranchas (o que absolutamente está descartado ) a volumetria chegaria a 207,46 metros cúbicos.
EM CAMACÃ
Um concurso realizado pelo Instituto Cabruca premiou um jequetibá localizado na Fazenda Monte Alegre, no município de Camacã, como a maior árvore, dessa espécie, na região sul da Bahia. O exemplar tem 48 metros de altura e 4,35 de diâmetro. O resultado também revelou que o jequitibá rosa da Fazenda Monte Alegre é o maior exemplar da espécie no Brasil. (Giro/José Américo Castro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário